Inclusao escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL

SILVIO DE SOUZA SANTOS

projeto de ação de inclusão escolar
ADEVIUDI – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DE UBERLÂNDIA-MG

Uberlândia
2011
SILVIO DE SOUZA SANTOS

projeto de ação de inclusão escolar
ADEVIUDI – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES VISUAIS DE UBERLÂNDIA-MG

Trabalho apresentado ao curso deServiço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado ll

Supervisora de campo: Maria Suelene T. Pereira Prado
CRESS: 3774/6ºRegião
Orientadora Acadêmica:Silvana Alves de OliveiraCRESS: 7800

Uberlândia

2011

ANEXO I

Roteiro do Projeto de Ação

1. APRESENTAÇÃO

A Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia – ADEVIUDI, com sede na Av. Segismundo Pereira, 1355, no Bairro Santa Mônica da cidade de Uberlândia/MG é uma sociedade civil beneficente, sem fins lucrativos, com tempo indeterminado de duração.É constituída de número ilimitado de sócios, não fazendo distinção étnica, política, partidária, de nacionalidade e de religião, com prestação de serviços gratuitos e sem distinção também de clientela. Tem como poderes diretivos a Assembléia Geral (órgão deliberativo máximo, constituído pela totalidade de seus sócios, em pleno gozo de seus direitos estatutários), uma Diretoria (nãoremunerada, composta de presidente, vice-presidente, primeiro secretário, segundo secretário, primeiro diretor financeiro, segundo diretor financeiro, diretor de patrimônio, diretor social, cultural e lazer e diretor de esportes) e um Conselho Fiscal (com três membros titulares e três membros suplentes). Os membros da Diretoria são eleitos por voto secreto e seu mandato tem duração de 36 meses, podendoser reeleitos por uma única vez.
A Associação tem como fontes de recursos financeiros para sua manutenção: convênios, ajustes ou qualquer outra forma de colaboração e parceria com organizações, associações, entidades e instituições culturais e esportivas, oficiais ou particulares, nacionais ou estrangeiras.
A ADEVIUDI tem o intuito demelhorar as condições de vida das pessoas com deficiência visual, implementa diversos programas E projetos.Através do serviço social, iniciou-se um processo de articulação, mobilização e legitimação de iniciativas, buscando articular a rede sócio-assistencial e a cooperação entre entidades. Neste contexto, o papel da ADEVIUDI tem sido o de contribuir com estratégias que possibilitem desenvolver eestimular cognitivamente, aprimorar e potencializar conhecimentos, habilidades e informações, visando à melhoria da qualidade de vida e inclusão social, modificando significativamente o estilo de vida social, familiar e comunitária dos associados e suas respectivas famílias. A ADEVIUDI objetiva levar informações e promover atividades de ocupação e capacitação para o seu público alvo, ajudando-o na suaestrutura particular, profissional e social, transformando-o em um agente multiplicador de ações sociais, promovendo ações que garantam qualidade de vida, educação, auto-estima e a inserção de todos no mercado de trabalho, almejando a promoção e participação dos cidadãos na vida social e política.
Este projeto visa a inclusão social do deficiente visual no segmentoescolar, é direito de todos e dever do Estado (C.F. 1988 e L.D.B – lei Nº9.394/96) e se faz necessário facilitar e/ou mediar para a verdadeira efetivação do exercício de cidadania, contribuindo efetivamente com a inclusão social das crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência visual e garantindo e valorizando a melhoria de suas qualidades de vida, nas suas relações sociais, comunitária e...
tracking img