Inclusao digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 REFERENCIAL TEÓRICO 5
4 OBJETIVOS 6
4.1 Objetivo geral 6
4.2 Objetivos específicos 6
5 METODOLOGIA 7
5.1 tipo de pesquisa 7
5.2 Método da pesquisa 7
5.3 Materialpara coleta de dados 7
6 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO 9
REFERÊNCIAS 10
introdução

Em pleno século XXI as pessoas possuem ainda pouco ou nenhum conhecimento sobre inclusão social. Hoje dispomos de muitos recursos para que os deficientes possam usufruir de educação assim como as pessoas que não possuem deficiência alguma, porém a falta de treinamento faz com que os deficientessejam prejudicados no que diz respeito ao aprendizado.
A educação é direito de todos incluindo as pessoas com deficiências e as escolas têm o dever de ter o espaço adaptado para receber estas pessoas, porém ainda faltam professores qualificados para trabalhar o ensino de deficientes.
A necessidade de incluir estas pessoas no ambiente escolar, não é só ensinar, mas simpermitir, além da reestruturação psicológica, que elas usufruam o direito de conviver em sociedade recebendo o respeito que tem direito.
Existem materiais pedagógicos específicos para deficientes, mas os profissionais devem saber utilizá-los, necessitam de capacitação pedagógica, por isso este trabalho abordará os diferentes materiais e como podem ser aplicados no ensino da línguaportuguesa.
A língua materna é fundamental para que qualquer pessoa possa se comunicar em sociedade, sendo a nossa, a língua portuguesa, é necessário aproveitar toda a tecnologia disponível para que as pessoas especiais tenham acesso a ela e possam ser vistas de igual para igual.





justificativa

A necessidade de execução deste trabalho é mostrar como épossível o ensino de língua portuguesa aos diferentes portadores de necessidades especiais, incluindo estes na escola de ensino regular.
Ainda hoje os profissionais da educação não possuem capacitação adequada para lidar com este tipo de situação e alguns nem procuram se especializar por considerarem ser muito difícil trabalhar com estes alunos, porém a educação é dever de todos e oprofessor deve estar preparado para receber qualquer tipo de aluno, incluindo, deficientes. Alguns julgam que a escola não apresenta os recursos necessários para trabalhar e a falta de tecnologia necessária também é outro fator importante que deve ser destacado. Existem hoje diversos materiais digitais próprios para trabalhar com deficientes, porém a maioria das escolas não recebem estes materiais,ficando sob responsabilidade do próprio educador improvisar métodos de trabalho para estes alunos. A qualidade do processo é fundamental para que o aluno aprenda com eficiência, porém o que tem sido visto nas escolas do Brasil é que tem-se cobrado muita quantidade e não qualidade, há propagandas de que as escolas públicas do país já entraram na inclusão social, porém, se estas não tem o materialnecessário, não estão dentro da inclusão social, pois não dão apoio aos educandos que necessitam de cuidados especiais.
Também não se pode esquecer que além do material necessário é preciso trabalhar o psicológico dos alunos em geral, pois inclusão social é ensinar as pessoas a conviverem entre si mesmo existindo alguma dificuldade ou delimitações físicas. Estas pessoas merecem ser tratadasigualmente e ter seus direitos garantidos, viver em sociedade pode ajudá-las a superar suas dificuldades e limitações.

referencial teórico

A Constituição Federal tem a lei específica criada para garantir ás pessoas com deficiência direito a proteção e integração social, que é a Lei Federal 7.853, de 24 de outubro de 1989 estabelecendo os direitos básicos das pessoas...
tracking img