Inclusão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1
Inclusão escolar: o que é?

Crise de paradigmas
Conforme pensavam os gregos, os paradigmas podem ser definidos como modelos, exemplos abstratos que se materializam de modo imperfeitono mundo concreto. Podem também ser entendidos, segundo uma concepção moderna, como um conjunto de regras, normas, crenças, valores, princípios que são partilhados por um grupo em um dado momentohistórico e que norteiam nosso comportamento, até entrar em crise, porque não nos satisfazem mais, não dão mais conta dos problemas que temos de solucionar. Uma crise de paradigma é uma crise de concepção,de visão de mundo, seja ou não uma mudança radical, toda crise de paradigma é cercada de muita incerteza e insegurança, mas também de muita liberdade e ousadia para buscar outras alternativas, novasformas de interpretação e de conhecimento que nos sustentem e nos norteiem para realizar a mudança. Se o que pretendemos é que a escola seja inclusiva,é urgente que seus planos se redefinam para umaeducação voltada para a cidadania global, plena, livre de preconceitos, que reconheça e valorize as diferenças. Chegamos a um impasse: para reformar a instituição, temos de reformar as mentes, mas nãohá como reformar as mentes sem uma prévia reforma das instituições.

Integração ou inclusão?
Tendemos pela distorção/redução de uma idéia, a nos desviar dos desafios de uma mudança efetiva de nossospropósitos e de nossas práticas. A indiferenciação entre o processo de integração e o de inclusão escolar é prova dessa tendência na educação e está reforçando a vigência do paradigma tradicional deserviços educacionais.

Integração escolar
O processo de integração ocorre em uma estrutura educacional que oferece ao aluno a oportunidade de transitar no sistema escolar (da classe regular aoensino especial) em todos os seus tipos de atendimento: escolas especiais, classes especiais em escolas comuns, ensino itinerante, salas de recursos, classes hospitalares, ensino domiciliar e outros....
tracking img