Inclusão x exclusão no brasil: refletindo a formação do professor.

Páginas: 10 (2262 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE LETRAS
Kézia Alvina Santos

Prática Como Componente Curricular:
INCLUSÃO X EXCLUSÃO NO BRASIL: REFLETINDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

Goiânia
2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
FACULDADE DE LETRAS
Kézia Alvina Santos

Prática Como Componente Curricular:
INCLUSÃO X EXCLUSÃO NO BRASIL: REFLETINDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.Relatório das atividades realizadas para a Prática como Componente Curricular, sob orientação da Profª Maria Inez de Souza.

Goiânia
2008

INTRODUÇÃO

INCLUSÃO X EXCLUSÃO NO BRASIL: REFLETINDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR.

“O nosso maior objetivo dever ser o de desenvolver seres humanos livres, capazes por si próprios, de imprimir propósitos e direção àssuas vidas”.
(Rudolf Steiner)

Com as declarações de Jontiem (1990), Salamanca (1994), de Washington (1999), Dakar (2000), de Caracas e Saporo (2002), o fenômeno da inclusão toma uma outra dimensão e desta vez de ordem global, fazendo com que os governos sejam cobrados num efetivo e verdadeiro processo de inclusão. Isto se chama o despertar de uma consciência planetária eirreversível.
No ano de 2001 seguindo estas orientações de Jontiem e Dakar, o Brasil aprovou o Plano Nacional de Educação (Lei 10.172), e sua participação a partir da elaboração de um documento orientador redigido pela Secretaria de Educação Especial com a finalidade de implementar as diretrizes da educação para todos através de capacitação para os professores. Estamos apenas cumprindo aquilo que jáestá definido na Constituição Brasileira, e mais do que isso, precisamos fazer cumprir uma lei que, se não foi criado até agora, o faremos neste momento: Lei do direito à dignidade humana, pelo simples fato de pertencermos ao reino “hominal”, portanto dos homens, e devemos ser tratados como tal. Isto somente se dará efetivamente através da educação, que desenvolverá o potencial da inteligênciada qual somos portadores, diferentemente dos animais, que pertencem ao reino “animal”. Essa lei prevê a nossa inclusão no reino “hominal” e não no reino “animal”, como na maioria das vezes vem acontecendo. Basta olhar para a pirâmide social e verificar que grande parte do povo vive em regime sub-humano e de miséria, inclusive de educação. Somente ela poderá dar-lhes as ferramentas necessárias paraque possa sair desta “exclusão”. Para isto basta constatar a realidade, que 16.5 milhões de pessoas são portadores de algum tipo de deficiência, que são submetidas a viver no isolamento social. Isto sem contar os problemas da desestruturação familiar, que representam um grande contingente de excluídos, pelo processo de marginalização e subvidas que levam, no social, no econômico, na saúde, nosubemprego e para torná-las ainda mais escravas desta exclusão, falta lhes a dignidade de SER HUMANO, o direito da INCLUSÃO AO CONHECIMENTO, portanto, a uma escola de qualidade.
Toda criança bem como sua família sonha com seu desenvolvimento intelectual construído de acordo com as exigências da sociedade, ou seja, desenvolvida em todo seu potencial. É isso que a escola deve oferecer,independente da condição física, mental ou social dessa criança. Manter a auto-estima de nossos alunos, também é função da escola. Embora em vários momentos na educação, nós professores ficamos sem saber como agir. Há nesse caminho inúmeros obstáculos que são necessários transpor.
Neste trabalho pretendo mostrar e falar das dificuldades cotidianas que aflige mais da metade dos profissionais daeducação em exercício nas escolas públicas.
Entretanto é necessário deixar claro que o (a) professor (a) precisa estar em constante formação para proporcionar o ensino inclusivo e de qualidade. Contamos nesse momento com dificuldades no ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades educacionais especiais, porém não podemos parar.
Embora não vamos acreditar que “todos nós temos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ~Inclusão x exclusão digital no brasil
  • Inclusão x exclusão
  • Formação de professores e inclusão
  • Formação de professores e o processo de inclusão
  • Formação de professores e seu preparo para a inclusão
  • Inclusão escolar e formação do professor
  • Formação de professores x TPACK
  • INTEGRAÇÃO DA EXCLUSÃO x INCLUSÃO DO RESPEITO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!