Inclusão e integração sociaç

Páginas: 7 (1599 palavras) Publicado: 12 de março de 2011
INCLUSÃO E INTEGRAÇÃO: IDÉIAS QUE SE COMPLETAM.

MACEDO, Hadassa Raquel.
Acadêmico do Curso de Graduação em Pedagogia do Centro Universitário Hermínio Ometto –
UNIARARAS, Araras, SP, Brasil.
*e-mail: 57218@csnfs.uniararas.br
Professor Orientador do Curso de Graduação em Pedagogia do Centro Hermínio Ometto –
UNIARARAS, Araras, SP, Brasil.
*e-mail: claudiaguilherme@uniararas.br

RESUMOEste presente artigo demonstra algumas idéias e reflexões sobre a teoria e a pratica da inclusão e integração dos indivíduos na escola. As concepções sobre o significado dos termos inclusão e/ou integração escolar são diversas. Este texto procura demonstrar, por meio de analise simples, que a inclusão e a integração são ligadas, recíprocas e interdependentes. O artigo apresenta ainda uma visãoparticular da pratica de alguns professores da rede publica do Ensino Fundamental e propõe uma reflexão sobre o que se “prega” e o que se faz. Para incluir e integrar a todos os alunos no processo de ensino/ aprendizagem.

Palavras chave: Inclusão. Integração. Educação.

Introdução
A temática da inclusão passou a ser objeto de estudo após a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948). Combase na Declaração da ONU, países do mundo inteiro formularam leis educacionais para inclusão de pessoas na rede regular de ensino, especialmente, portadores de alguma deficiência física, psicológica, ou intelectual.
No Brasil, a Constituição Federal (1988), considera a educação como direito de todo o cidadão e adota como principio educacional a igualdade de condições e a garantia de acesso epermanência na escola.
No entanto, observa-se que a prática educativa não condiz com a legislação vigente no país. Essa discordância entre a letra e a ação está interligada às diferentes formas de pensar e agir dos agentes educacionais e aos fatores administrativos e estruturais dos sistemas de ensino que possibilitam ou impedem a inclusão e/ou a integração dos alunos na escola.
Estudos sobre o temaapresentam diferentes concepções dos termos inclusão e integração. Sem querer aprofundar na pesquisa de cada termo, mas objetivando esclarecer alguns pontos discordantes de alguns autores sobre esse assunto, este trabalho tem como principal propósito mostrar que a inclusão e a integração são práticas educacionais indispensáveis, interligadas e complementares.
Compreender o processo dainclusão/integração na escola, como direito de todos, é fundamental para a promoção de uma educação de qualidade que tenha como objetivo o “pleno desenvolvimento do cidadão, seu preparo para a cidadania e a sua qualificação para o trabalho (CF/88, Art.205)

Referencial Teórico
De acordo com Aurélio (Dicionário Online) Incluir: significa inserir, abranger, envolver e inclusão vem a ser a ação ou o efeitode incluir, levar algo ou alguém a fazer parte de um todo.
A palavra integrar, entretanto, tem um sentido mais completo. Segundo Aurélio, integrar significa tornar inteiro, completar, incorporar-se, no qual a integração é o efeito ou a ação desta prática.
Tomando como base a idéia de que a escola é um órgão vivo e dinâmico, podemos também considerar outros dois significados da palavra integração:o sentido fisiológico no qual, segundo Aurélio, permite o funcionamento harmonioso e, o sentido sociológico, entendido como processo que assegura a inteireza de um grupo social ou de uma instituição.
A escola, como uma instituição mediadora na construção do conhecimento, tendo como objetivo levar cultura para um número cada vez maior de pessoas, trás para si uma gama de responsabilidade muitogrande. Montoan (1997) confirma esta idéia quando enfatiza:
“É através da escola que a sociedade adquire, fundamenta e modifica conceitos de participação, colaboração e adaptação. Embora outras instituições como família ou igreja tenha papel muito importante, é da escola a maior parcela de responsabilidade".
É preciso que a escola, principalmente, por meio da ação direta de seus educadores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Integração e Inclusão
  • Inclusão, integração e cidadania para os surdos.
  • cONCEITO DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO
  • Integração e inclusão do surdo
  • Inclusão x Integração
  • Comparando inclusão e integração
  • Paradigmas da integração/inclusão
  • Integração x Inclusão Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!