Inclusão no espaço escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Conhecimento e prática pedagógica no Ensino Fundamental de 1ª. a 4ª. séries: Um estudo das possibilidades de constituição do ser professor.

Autores Rosangela Cristiani Lorenzi Kiill

Orientador Anna Maria Lunardi Padilha

1. Introdução Em minha atuação como professora itinerante dentro de uma unidade escolar da rede municipal de educação de um município no interior do estado de São Paulo,com maior freqüência a partir de 2003, pude estabelecer um trabalho de apoio pedagógico mais direcionado para os parâmetros da escola inclusiva, ou seja, possibilitar discussões, reflexões e ações de forma a oferecer uma educação pública de qualidade e que atenda à necessidade educacional de todos os alunos em sala de aula, considerando suas condições físicas, cognitivas, sociais, econômicas,emocionais e culturais, envolvendo alunos, professores, todo corpo administrativo da escola e comunidade. Ao atuar junto às professoras desta unidade escolar, promovendo discussão sobre suas dificuldades e progressos com os alunos que eram considerados da educação especial, minha atuação centrou-se, a princípio, na elaboração dos objetivos a serem atingidos, na organização e adaptação de atividades aserem desenvolvidas em classe, na elaboração de avaliações, no (re)planejamento do trabalho de sala de aula, ou seja, na organização do trabalho didático de cada um dos professores envolvidos. A partir do momento em que esse espaço foi concretizado e posteriormente sistematizado para a prática diária dos professores das séries iniciais, minhas observações e meu fazer pedagógico como professoraitinerante desta unidade mostraram a necessidade de buscar um olhar mais apurado para captar quais práticas pedagógicas e em que condições os professores de 1ª a 4ª séries contemplam as necessidades de aprendizagem de seus alunos, sejam eles quem for. É o que quero compreender, uma vez que as dúvidas, a insegurança, a consciência de nosso ainda não saber é que nos convida sempre a investigar e, nessainvestigação podermos aprender algo que ainda não sabíamos.

A escolha pela problemática desta pesquisa tem, portanto, origem na minha história de vida profissional e no meu interesse pelas práticas educativas escolares, em especial pelos acontecimentos na sala de aula. Para circunscrever o campo a ser estudado, optei por focalizar a sala de aula de uma das professoras da primeira série doEnsino Fundamental de uma das escolas nas quais atuo. Direcionei o meu olhar para a formação da professora e suas práticas pedagógicas, procurando contextualizar as questões emergentes com discussões sobre inclusão e exclusão social e escolar, função da escola, papel do professor e o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, recorro aos estudos sobre as relações entre desenvolvimento humano eeducação, feitos na abordagem histórico-cultural tanto por Lev S. Vigotski (1993, 1995, 1997) como por seus seguidores, (por exemplo, Fontana(1996,1997,2000,2002), Duarte (1993,2003), Padilha (2000,2003,2004), Ferreira e Ferreira (2004), Mészáros (2005).

1/4

2. Objetivos A proposta da pesquisa e todo o esforço da pesquisadora seguem na direção de captar os indícios de quais práticas pedagógicas eem quais condições de produção a professora realiza seu trabalho pedagógico, considerando especialmente sua história de formação e o modo como assume seu papel de educadora.

3. Desenvolvimento Para captar tais indícios, o caminho trilhado na construção dos dados tem sido considerar a prática docente em suas condições de produção, no caso em estudo, a formação e as práticas da professoraSilvana. Para tal recorro: 1. Nas entrevistas realizadas com ela: - aos momentos da história de formação dessa professora de 1ª série que se deu e se dá no interior da escola a partir de 2002 e dos quais eu, a pesquisadora, participei:
[...] Embora a Universidade não tenha oferecido bases para o desenvolvimento prático do trabalho pedagógico, pois a teoria era dissociada da prática, não havia...
tracking img