Inclusão escolar

Páginas: 37 (9045 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
| |
|A INCLUSÃO ESCOLAR |

INTRODUÇÃO

Este trabalho apresentará os principais pontos de uma situação que hoje atinge as escolas tantoEstaduais, como Municipal e Particular: a Inclusão Escolar.

A inclusão escolar visa reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza e ampliar as possibilidades de inserção de crianças, jovens e adultos em escolas regulares. O movimento mundial por uma educação para todos vem se fortalecendo, sobretudo, a partir das últimas décadas.

A complexidade que envolve a questão daidentidade pessoal, da identidade social e mesmo das identidades nacionais deve-se, em grande parte, à dualidade determinada pela presença ou ausência de participação ativa, dignidade e respeito. Em outras palavras, deve-se às situações de inclusão e exclusão ou marginalização do ser humano enquanto ser que pensa e age.

A escolha por esse tema foi pela observação em sala de aula, do trabalhocom crianças que apresentam esse tipo de situação a partir do momento que chegam na escola. São situações novas que, nos educadores, estamos tentando compreender e de certa forma procurar meios para ajudá-las a superar todo esse processo.

Para todos aqueles que trabalham com Psicopedagogia é bastante comum a vivência de situações em que é preciso estabelecer a intervenção psicopedagógicaem função das necessidades especiais da criança. Os brinquedos, jogos e materiais pedagógicos desempenham neste momento um papel muito importante.

O objetivo, neste estudo, implica em resgatar o sentido da "Educação Especial", ainda que isto possa desagradar aos que se colocam à frente das discussões sobre "Educação inclusiva", já que, diante de "necessidades educacionais especiais", aeducação escolar deve responder com situações de ensino-aprendizagem diferentes das organizadas usualmente para a grande maioria dos educandos, ou seja, das situações comuns de ensino ou ensino regular.

A problemática discutida nesta pesquisa é: A falta de recursos que esses alunos encontram na escola e, a falta de preparo por parte do corpo docente que trabalha com criança portadora dedeficiência.

Essa Monografia, será desenvolvida em três capítulos.

O primeiro Capítulo “Conceituação e Histórico da Inclusão no Brasil”.

O Segundo Capítulo, “O papel do Psicopedagogo na Inclusão Escolar”.

O terceiro Capítulo será baseado em uma “Pesquisa de Campo com alunos e professores”.

CAPÍTULO I – CONCEITUAÇÃO E HISTÓRICO DA INCLUSÃO NO BRASIL

Acomplexidade que envolve a questão da identidade pessoal, da identidade social e mesmo das identidades nacionais deve-se, em grande parte, à dualidade determinada pela presença ou ausência de participação ativa, dignidade e respeito. Em outras palavras, deve-se às situações de inclusão e exclusão ou marginalização do ser humano enquanto ser que pensa e age.

Segundo a UNESCO (1977, p. 6),na idade contemporânea, o homem na sociedade passa a ser o alvo central dos questionamentos realizados. A noção de norma e normalidade é posta em causa. Se a competição entre os indivíduos e a desigualdade das condições como resultado da desigualdade dos talentos conduziram ao desenvolvimento econômico que se conhece, a sociedade começa a se inquietar com a ausência de comunicação entre os homens,com a existência de minorias cada vez mais numerosas, que conduzem cada cidadão a se interrogar sobre os objetivos da vida, sobre o "sentido da vida".

No mundo ocidental, as últimas décadas do século XX, configuram-se como destacado momento da globalização da economia, de valores e culturas, bem como momento de fortalecimento dos movimentos sociais organizados em defesa da inclusão e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusaõ escolar
  • Inclusão escolar
  • A Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!