Inclusão escolar

Páginas: 10 (2423 palavras) Publicado: 10 de abril de 2011
SUMÁRIO

1. Introdução .......................................................................................... p. 3
2. Desenvolvimento ............................................................................... p.4 - 9
3. Considerações finais ......................................................................... p. 10
Referências............................................................................................ p. 11
Apêndice 1. Questões individuais .......................................................... p. 12

1. Introdução
Inclusão pode ser definido como ato ou efeito de incluir, isto é, de compreender (entender alguém, aceitá-lo como é), abranger (conter em si, mas também, apreender, perceber, entender, alcançar, atingir); em estudos da linguagem,inclusivo se diz da 1ª pessoa do plural, que inclui o falante e o ouvinte. (no nosso caso, professores e alunos).
Na atualidade a grande preocupação é esta palavra definida acima, a inclusão, inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais na sociedade e também o desenvolvimento máximo de suas potencialidades visando através de estudos e pesquisa uma melhor qualidade de vidapara todos.
Este tema será tratado neste trabalho com o intuído de complementar a nossa formação, integrando as matérias: Fundamentos para as necessidades educacionais, pesquisa e prática profissional – educação especial, metodologia do ensino de educação física e organização pedagógica- espaços educativos estudadas neste módulo do curso de pedagogia, através dos conhecimentos adquiridos emsala de aula, em leituras complementares e pesquisas.

2. Desenvolvimento
Antes do século XX não existia a idéia de inclusão, a maioria das pessoas (principalmente mulheres, deficientes físicos e mentais, de outras raças que não a branca, e pobres) não tinha o direito ou as condições mínimas para freqüentarem a escola.
No século XX, começa a chamada segregação (isolar, separar),mais pessoas tem acesso à escola, porém dificilmente se misturam com os alunos representantes da classe dominante. Na segunda metade do século surgem as “escolas especiais” (que atendem crianças “deficientes”) e mais tarde as classes especiais dentro das “escolas comuns”. Surge assim uma aberração pedagógica, a separação de dois sistemas educacionais, por um lado a educação comum e do outro aeducação especial.
Já na década de 70, aparece a integração. As escolas comuns aceitavam alguns alunos, antes rejeitados ou marginalizados, que poderiam freqüentar classes comuns desde que conseguissem adaptar-se (o que na prática raramente acontecia).
Chegamos aos anos 90, e com eles a inclusão (na verdade, os primeiros movimentos que apontavam para o surgimento da inclusão escolar são dofinal da década de 80). Só há um tipo de educação, e ela é para todos sem restrição nem separação.
A inclusão começou como um movimento de pessoas com deficiência e seus familiares na luta pelos seus direitos de igualdade na sociedade. E como a maioria desses direitos começa a ser conquistado a partir da educação (da escola, lugar onde se ensina cidadania), a inclusão chegou até a escola(espelho da sociedade). Hoje a inclusão é, pelo menos em partes, de todos sem discriminação, sem rótulos.
Dado isto, faz-se necessária a eliminação de barreiras arquitetônicas, pedagógicas e conceituais; assim como ressaltar a prática de ensino adequado às particularidades (diferenças) - como o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), do código braile, uso de recursos de informática, eoutras ferramentas e linguagens -, mas sem discriminação; Os cursos de formação de professores (licenciatura e pedagogia) devem alterar seus currículos, de modo que os alunos, futuros professores, aprendam práticas de ensino adequadas às particularidades (pelo menos as mais freqüentes) e reflexão teórica da educação inclusiva; As secretarias de educação devem proporcionar aos seus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusaõ escolar
  • Inclusão escolar
  • A Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!