INTRODUÇÃO

Atualmente discute-se a construção de uma sociedade inclusiva que garanta, a todos, acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade. Sociedade essa, que deve estar orientadapor relações de acolhimento à diversidade humana, de aceitação das diferenças individuais, de esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento, com qualidade em todas as dimensõesda vida.

A sociedade inclusiva reconhece todas as pessoas como livres, iguais e com direito de exercer a sua cidadania, dando oportunidades para que cada pessoa seja autônoma e autodeterminada.

Na educação não é diferente. Sua função é desenvolver uma pedagogia centrada na criança, capaz de educar a todas sem discriminação, respeitando suas diferenças; uma escola que dê conta dadiversidade das crianças e ofereça respostas adequadas às suas características e necessidades, sempre solicitando apoio de instituições quando se fizer necessário. É uma meta a ser perseguida por todosaqueles comprometidos com o fortalecimento de uma sociedade democrática mais justa e solidária.

A educação especial possui os mesmos objetivos da educação regular, uma vez que ambas devemproporcionar ao aluno a formação necessária para o desenvolvimento de suas potencialidades, auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para uma vida com dignidade.

Para que a escolaseja inclusiva, precisa ser mais democrática, deixando apenas de cumprir normas estabelecidas e transformando-se num espaço de decisão, ajustando-se ao seu contexto real e respondendo aos desafiosque se apresentam.

A escola hoje tem que ser vista como um espaço de todos e para todos, buscando alternativas que garantam o acesso e a permanência de todas as crianças e adolescentes no seuinterior.

Esta pesquisa centraliza-se na necessidade de investigar a produção teórica sobre as diversas indagações relativas à inclusão social.

A metodologia utilizada foi de pesquisa... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 06). Inclusão escolar: perspectivas e desafios. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Inclus%C3%A3o-Escolar-Perspectivas-e-Desafios/49271.html

MLA

"Inclusão escolar: perspectivas e desafios" TrabalhosFeitos.com. 06 2011. 2011. 06 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Inclus%C3%A3o-Escolar-Perspectivas-e-Desafios/49271.html>.

MLA 7

"Inclusão escolar: perspectivas e desafios." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2011. Web. 06 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Inclus%C3%A3o-Escolar-Perspectivas-e-Desafios/49271.html>.

CHICAGO

"Inclusão escolar: perspectivas e desafios." TrabalhosFeitos.com. 06, 2011. Acessado 06, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Inclus%C3%A3o-Escolar-Perspectivas-e-Desafios/49271.html.