Inclusão educacional de pessoas poratdoras de deficiência

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA: A Inclusão Educacional de pessoas portadoras de deficiência no ensino regular. 2005-2010.

1. INTRODUÇÃO

A inclusão social do portador de deficiência significa torná-lo participante da vida social, econômica e política, garantindo o respeito aos seus direitos no âmbito da sociedade. Assim, falar de inclusão escolar é falar do educando que está contido na escola, aoparticipar daquilo que o sistema educacional oferece. A Inclusão escolar, que ficou assegurada pela lei de inclusão n° 7853/89 no artigo 2, “garante que a inclusão no sistema educacional seja oferecida em todas as modalidades( da educação precoce a supletiva), podendo ser feita em escolas públicas e privadas”.

Assim, o projeto de pesquisa visa estudar e analisar a verdadeira inclusão daspessoas com deficiências na rede escolar publica de Montes Claros, tendo como base estudo feito na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro. Busca examinar quais as ações da escola para a inclusão destes alunos, se os professores são especializados e qualificados para transmitir os conhecimentos sendo eles sociais e científicos, quais os critérios adotados para distribuição do número de vagas para osportadores de deficiências, e se tais vagas são oferecidas em todas as séries, se a escola realiza a inclusão de qualquer tipo de deficiência e se sua estrutura física esta adequada (rampas e elevadores de acesso, banheiros, bebedouros e bibliotecas adaptados, etc.).

É de grande importância que a escola amplie e aprimore a inclusão do portador de deficiência, já que a escola, além deensinar, também educa, tornando-se uma das intuições mais importantes da sociedade. Como confirma Maria Regina Cazzaniga Maciel (Presidente da Associação do 3º Milênio),

(...) aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma Pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer tais necessidades. Escolasregulares, que possuam tal orientação inclusiva, constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos. (...) (MACIEL, 2000, P.51)

Os professores das escolas regulares se dizem despreparados para lidar com dificuldades de aprendizagem e, com alunos portadores dedeficiência, afirmando que em seus cursos de formação não obtiveram capacitação direcionada a essa diversidade. É necessário, portanto, que em todos os cursos de licenciatura, ocorra a habilitação na formação dos professores contando em sua grade curricular disciplinas direcionadas à educação especial. Porém, além da formação direcionada à inclusão, o professor deve encontrar na escola inclusiva um ambientefavorável e adaptado para tornar suas aulas atrativas e satisfatórias, utilizando todos os recursos necessários. Nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, encontramos a seguinte definição de escola inclusiva:

(...) O conceito de escola inclusiva implica uma nova postura da escola comum, que propõe no projeto pedagógico – no currículo, nametodologia de ensino, na avaliação e na atitude dos educadores – ações que favoreçam a interação social e sua opção por práticas heterogêneas. A escola capacita seus professores, preparam-se, organiza-se e adapta-se para oferecer educação de qualidade para todos, inclusive para os educandos que apresentem necessidades especiais. Inclusão, portanto, não significa simplesmente matricular todos os educandoscom necessidades educacionais especiais na classe comum, ignorando suas necessidades específicas, mas significa dar ao professor e à escola o suporte necessário a sua ação pedagógica. (BRASIL, 2001, p.40) (...)

Para que a inclusão se realize são necessários investimentos para a qualificação dos profissionais, trabalhando as necessidades que surgem a partir do ingresso em uma unidade...
tracking img