Inclusão dos portadores de necessidades especiais em sala da aula do ensino regular

Páginas: 20 (4950 palavras) Publicado: 7 de abril de 2011
INCLUSÃO DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS EM SALA DA AULA DO ENSINO REGULAR

SARA PATRICIA SILVA PARENTE ALENCAR
GLAUCEA MARIA FERREIRA LEITE

RESUMO

Este artigo analisa os indicadores da educação inclusiva e de escola inclusiva. A inclusão só será eficaz se forem desenvolvidas propostas de organizações de aprendizagem com base na legislação pertinente, respeito à individualidade.Volta-se como referencial a ampliação do atendimento aos alunos com necessidades especiais, bem como na capacitação dos professores e profissionais em equipe multifuncional para inclusão do ensino regular de ensino.
Palavras-chave: Inclusão; necessidades especiais; ensino regular; profissionais.

ABSTRACT

This article discusses the indicators of inclusive education in students whohave special needs in inclusive school inclusion. Inclusion will only be effective if they are developed proposals for learning organizations based on relevant legislation, respect for individuality. Back as referential extension of service to students with special needs, as well as in the training of teachers and professionals in cross-functional team for inclusion of teaching regular education.Key words: inclusion; special needs; regular teaching; professionals.

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho visou conhecer o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais na Escola Pública da cidade do Exu-PE em confronto com o conhecimento da APAE sobre o assunto. Por necessidade de aumento da amostra, a pesquisa foi estendida para a APAE de outros dois municipios.De princípio, ressalta-se que não se deve mais utilizar a palavra “portador” de necessidades especiais, uma vez que portar significa conduzir algo. Portar uma deficiência seria encontrar-se constantemente com um fardo, o que não condiz com a realidade.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB traz em seu capítulo V que a inclusão dos alunos com necessidades especiais deve ocorrerpreferencialmente na Rede Regular de Ensino com a ajuda de uma equipe multidisciplinar para dar suporte ao processo de inclusão. As Escolas de todo o País têm se mobilizado para que esse processo aconteça, embora se saiba que esse processo é lento e que requer além da liberação de recursos por parte do Governo, formação continuada para os profissionais envolvidos e o compromisso efetivo dos mesmos.O país tem evoluído muito na compreensão da educação inclusiva e de escola inclusiva, porém a inclusão só será eficaz se forem desenvolvidas propostas de organizações de aprendizagem com base na legislação pertinente, respeito à individualidade (igualdade/diversidade).
As Instituições Pesquisadas demonstraram que é importante o processo de inclusão para a integração, ampliação dosconhecimentos e quebra de preconceitos, mas muitos profissionais afirmam que as escolas não estão adequadas para o processo no que se referem ao espaço físico, metodologias, currículos, programas. No geral, é vantajoso o processo, mas devido à falta de recursos financeiros, materiais e humanos destacam-se muitas desvantagens.
É de importância fundamental o papel da Psicologia, da AssistênciaSocial e dos Profissionais da Educação na inclusão das pessoas com necessidades especiais na rede de ensino regular. A pesquisa forneceu subsídios que apontam para algumas possibilidades de atuação.
A pesquisa de campo corroborou com o que se pensava inicialmente de que o processo não está ocorrendo de forma satisfatória. As APAE’s apelam para que o processo de inclusão ocorra comresponsabilidade.
Inclusão sem preparação poderá repercutir em exclusão, que é muito mais doloroso do que a segregação de que fala os Psicólogos dos Direitos Humanos sobre a destinação de verbas para as APAE’s “essa política oferece recursos específicos a uma modalidade de educação que segrega, mais uma vez os “anormais” num gueto.”(Silva, Marcos Vinícius, 2005).

2.REVISÃO DA LITERATURA

2.1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!