Inclusão do negro na educação e no merceado de trabalho

Páginas: 9 (2010 palavras) Publicado: 23 de março de 2011
CURSO DE PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
DOCENTE:
DISCENTES:

INCLUSÃO DO NEGRO NA EDUCAÇÃO E NO
MERCADO DE TRABALHO

CUIABÁ, MT
OUTUBRO


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 01
INCLUSÃO DO NEGRO NA EDUCAÇÃO E NO
MERCADO DE TRABALHO 01
CONSIDERAÇÕES FINAIS 05
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 06
ANEXO – Levantamento dos Dados – Questionário 07


INTRODUÇÃO

Ainclusão do negro na educação e no mercado de trabalho vem reafirmar uma discussão que convém aos tempos atuais. Muitos teóricos e educadores debatem sobre a discriminação racial, o preconceito, a cultura do negro em currículos escolares, nos PCNs, e a Lei específica de nº 10.639/03 que determina que seja feito no ensino fundamental e médio o estudo da história e cultura Afro-brasileira,resgatando valores étnicos que contribuíram para a construção de nossa história.
Desde a época da abolição dos escravos até os dias atuais as discussões que estabelecem a inclusão do negro na educação e no mercado de trabalho em igualdade social-cultural ocorre devido à vários movimentos que tentam resgatar esses valores culturais que formam nossa sociedade brasileira, possibilitando com isso umaabertura para que os negros conquistem seu espaço no mercado de trabalho de maneira digna com o mesmo nível de educação.
Este trabalho possibilitou entender um pouco a evolução desse processo de inclusão sofrido até então pelos descendentes afro-brasileiros, para isso recorreremos como técnica de pesquisa um questionário para nos dar uma noção das opiniões externas de pessoas leigas ou não, e também deuma pesquisa bibliográfica para fundamentar o tema abordado.
A finalidade deste trabalho é analisar a importância de uma mudança de ensino que valorize o olhar da cultura negra na educação, bem como despertar o reconhecimento dos direitos de igualdade no mercado de trabalho.

INCLUSÃO DO NEGRO NA EDUCAÇÃO E NO MERCADO DE TRABALHO

O Brasil se constitui historicamente como uma sociedademultiétnica, isto significa que a mistura de várias etnias contribuiu e contribui na construção da nossa história e sociedade brasileira em seu tempo e espaço. Os movimentos contra o racismo e discriminação de modo geral visam uma estabilidade de igualdades sociais-culturais, e o respeito às diferenças.
Esses mesmos movimentos se baseiam na Constituição Federal de 1988, onde “todos são iguais perante alei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, garantindo a legitimidade de ações contra a discriminação de qualquer tipo.
As propostas educativas em sua contextualidade requerem dos educadores uma maior conscientização em seu planejamentopedagógico, principalmente, quanto ao uso dos recursos didáticos e metodológicos, tratar sobre as diferenças raciais de maneira criativa, valorizando as culturas de cada povo, e aprofundando através do ensino mudanças de comportamentos de seus alunos, visando sempre à igualdade de competências, habilidades, desenvolvimento cognitivos, e de maior integração social. Que para Silva (2005) “será, então,legitimar os valores culturais dos diferentes grupos étnicos para que a Educação Fundamental possa perceber toda a riqueza que o aluno traz”.
Assim os educadores em geral devem considerar as mudanças sociais a partir dos movimentos que o cercam, para ensinar aos seus alunos que a diversidade é sinônimo de beleza e não de desigualdade, é uma das premissas para reconstruir a auto-estima e acolheros valores das diversas culturas presentes na sociedade. Lopes (2005) afirma que:

Os negros, ao longo da história do Brasil, têm sido, juntamente com os índios, os mais discriminados. Essa questão deve ser abordada na escola, incluída objetivamente no currículo, de tal forma que o aluno possa identificar os casos, combatê-los, buscar resolvê-los, fazendo com que todos sejam cidadãos em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusao do negro no mercado de trabalho
  • Inclusão do Negro
  • Inclusao Acessibilidade no lazer trabalho e educacao
  • Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade
  • Educação dos Negros
  • Educação dos Negros
  • Inclusão na educação
  • Educação e inclusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!