Inclusão digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Para falar de inclusão digital é necessário falar inicialmente de inclusão. De maneira simplificada, inclusão é um processo em que uma pessoa ou grupo de pessoas passa a participar dos usos e costumes de outro grupo, passando a ter os mesmos direitos e os mesmos deveres dos já participantes daquele grupo onde está se incluindo. É importante notar que inclusão não é um fato, mas umprocesso. Um processo que vai ter a velocidade da disposição apresentada pelos dois lados para negociar. Os dois lados são: o lado do grupo já existente e o lado da pessoa ou grupo que está sendo incluído.
A palavra digital significa, no sentido mais amplo, um modo de processar, transferir ou guardar informações. É um formato que vem da palavra dígito, que quer dizer número. Números são usadospara representar muitas coisas, mas para este objetivo, os números são usados para representar informações. A palavra digital pode e deve ser usada em um sentido mais amplo, para qualquer tipo de trabalho que necessite de processamento, transferência ou armazenamento de informações.
A inclusão digital é a democratização do acesso as tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todosna sociedade da informação. É também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar como alguém incluído digitalmente. Precisa saber o que fazer comessas ferramentas.

2 DESENVOLVIMENTO
O objetivo da inclusão digital é por um lado, equipar o cidadão com instrumentos que lhe permitam inserção no mercado de trabalho, e por outro, lhe abram a janela para o mundo do conhecimento e para a interação com as pessoas. Desta forma, se pretendemos uma sociedade mais justa, deve ser garantido à população o direito de acesso a informática, tanto no âmbitotécnico e físico, quanto no intelectual. Isso abrange educação, formação, participação e criação.
Mas neste cenário existem algumas pessoas que não se encontram adequadas às características necessárias para a inclusão digital. Chamamos de “analfabeto digital”, os quais já reconhecem o computador como uma máquina diferenciada de outros aparelhos, precisa ir ao banco, tirar extratos, lidar comsenhas e cartões magnéticos, mas para isso precisa entender os pedidos de senha da máquina, os erros e mudanças que podem acontecer em determinada operação o que geralmente não acontece que por mais intuitivas e amigáveis que se apresentem, o analfabeto digital encontrará dificuldades nessas ações que para muitos se torna normal e de fácil solução.
Três pilares formam um tripé fundamental para quea inclusão digital aconteça: tecnologias de informação e comunicação, renda e educação. No âmbito empresarial as modificações decorrentes das tecnologias de informação e comunicação têm propiciado ambientes competitivos as mais variadas instituições, promovido o declínio de custos de processamento, motivado a erosão geográfica e de produtos e influenciado o planejamento e redesenhandoorganizações. Também possibilitam a melhoria de qualidade em diversos aspectos dos negócios. Pode-se ainda destacar a promoção de produtos, bem como o uso de novos canais de venda e distribuição, possibilitando novas oportunidades de negócios.
Hoje, a maioria das empresas enquadra-se neste mundo digital. Isso proporciona maior facilidade de negócios, maiores habilidades em determinados trabalhos que antesseria feitos manualmente, maior integração pessoal, facilidades de contatos para fins de fechar alguma negociação e outros inúmeros benefícios que a inclusão digital proporciona. Mas ainda existem alguns raros casos de pequenas empresas que não aderiram ainda a esta facilidade tecnológica, trazendo assim limitações em certas atividades realizadas diariamente e que requerem somente trabalhos...
tracking img