Inclusão digital na inclusão social

Páginas: 9 (2109 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
INCLUSÃO DIGITAL NA inclusão social

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 O QUE É A INCLUSÃO DIGITAL 4
2.1 Exemplos de Programas de Inclusão Digital no Brasil...........................................4
2.2 Programa de Inclusão Digital na cidade de Eunápolis-Ba.....................................7

3 AS EMPRESAS E A INCLUSÃO DIGITAL .............................................................84 SUGESTÕES PARA EXPANSÃO DA INCLUSÃO DIGITAL..................................9

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................10

REFERÊNCIAS.........................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO
A inclusão digital é um tema falado em todo omundo, mas será que a abordagem sobre o tema está acontecendo de maneira adequada? E será que os cidadãos estão se preocupando em entender o significado dessa tão falada Inclusão Digital?
É importante saber o significado e a aplicação da inclusão digital bem como os benefícios que ela traz para uma sociedade que não são poucos. Ela abrange temas como a inclusão de deficientes, de idosos, a suaimportância para a competitividade das empresas. Entre outros.
Discutiremos no decorrer do trabalho temas que ajudarão no entendimento deste tema e nos farão refletir de maneira a sermos os próprios agentes de mudança da sociedade.

O QUE É A INCLUSÃO DIGITAL
A inclusão digital é também conhecida como infoinclusão e significa a democratização do acesso às novas tecnologias de comunicação e deinformação. E ainda mais que isso a inclusão digital tem uma função maior que é a de melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com a ajuda da tecnologia.
É até comum ouvirmos falar do termo inclusão digital, no entanto o assunto não possui tantos critérios como deveria e se sua aplicação efetiva promove os efeitos desejados.
Dentro desse contexto para que um indivíduo façaparte deste “mundo digital” ele precisa tanto de ferramentas mecânicas (computador, internet) como também de precisa saber o que fazer com essas ferramentas. Não é somente colocar computadores conectados à internet em frente a uma pessoa, mas também ensina-las a utilizá-lo em benefício próprio e coletivo.
Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática,mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida com ajuda daquele monstrengo de bits e bytes que de vez em quando trava. (Rabelo, 2005 p. 01).
Desde a década de 90 vem-se falando desse assunto dando início a uma série de debates relacionandoos países subdesenvolvidos e a exclusão digital. Com a forte globalização, onde foram encurtados todos os caminhos por meio da tecnologia, os países que não alcançaram e não continuam atingindo um nível mínimo de inclusão digital vão ficando para traz.
EXEMPLOs de Programas de Inclusão Digital no Brasil
O Brasil vem buscando desenvolver ações diversas, visando a inclusão digital como parte davisão de sociedade inclusiva. Desde que entrou em prática, no final de novembro de 2005, o projeto de inclusão digital do governo federal, Computador para Todos - Projeto Cidadão Conectado registrou mais de 19 mil máquinas financiadas até meados de janeiro.
Pouco menos de 2% da meta do programa, se levarmos em conta apenas os dados de financiamento, que é vender um milhão de máquinas paraconsumidores com renda entre três e sete salários mínimos nos próximos 12 meses. Os dados de financiamento são da Caixa Econômica Federal, que financiou 1.181 equipamentos. O Magazine Luiza, único varejista que obteve uma linha de crédito do BNDES, parcelou 18.186 computadores.
O Brasil conta com um recurso total de 250 milhões de reais, provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INCLUSÃO DIGITAL E INCLUSÃO SOCIAL: UM DEBATE EM ABERTO
  • Inclusão digital na inclusão social, banda larga
  • INCLUSÃO DIGITAL
  • Inclusão digital
  • Inclusão digital
  • inclusao digital
  • Inclusão Digital
  • Inclusao Digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!