Inclusão digital na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA

Sulina
2011

INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA

Trabalho de conclusão de curso apresentado apresentado ao curso de Pedagogia das Faculdades de Pinhais como requisito para obtenção do grau de Pedagogia.

Orientador: .....

Sulina
2011
FOLHA DE APROVAÇÃO

INCLUSÃO DIGITAL NA ESCOLA

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito para obtenção dotítulo de Licenciado no curso de Pedagogia das Faculdades de Pinhais – FAPI.

Aprovado (a) em____de________de_____.


Componentes da banca examinadora:

________________________________ Faculdades de
Nome do professor


_________________________________ Faculdades de
Nome do professor_________________________________ Faculdades de
Nome do professor

SULINA
2011
RESUMO

Quando se fala de inclusão digital, se esta referindo apenas a introdução da informática, isso não difere quando se refere a inclusão digital nas escolas. Mas o que é visto hoje essa inclusão ainda é utópica, pois apenas os conceitos básicos deinformática são repassados aos alunos, e os professores, quando utilizam tal ferramenta ficam restritos a editores de texto, planilhas eletrônicas, entre outros é necessário capacitar os educadores e desenvolver sofwares com propósitos pedagógicos, baseados na metodologia de ensino adotado pelas instituições educacionais. A inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo eas suas potencialidades. A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologia que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência. Ela insere-se no movimento maior de inclusa social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.

Palavras – Chave: Inclusão Digital; Capacitação; Sofware educacionais;

LISTA DEABREVEATURAS

TV – Televisão
TIC – Tecnologia de Informação e Comunicação

SUMÁRIO

LISTA DE ABREVEATURAS.....................................................................................05
RESUMO....................................................................................................................06INTRODUÇÃO...........................................................................................................07
INCLUSÃO DIGITAL..................................................................................................08
SOFTWARE LIVRE NA INCLUSÃO DIGITAL...........................................................10
INCLUSÃO DIGITAL NA INCLUSÃO SOCIAL...........................................................11CONCLUSÃO.............................................................................................................12
REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................................13
INTRODUÇÃO

Este projeto abordará como tema a Inclusão Digital na Escola, considerando-o e sendo um agente facilitador que estabeleça vínculos entre a educação e a tecnologia, que é de suma importância queeducadores e alunos utilizem desses equipamentos tecnológicos para enriquecer ainda mais o conteúdo escolar.
A escolha deste tema surgiu da necessidade de profissionalizar e instruir os profissionais da educação, para que possam introduzir as tecnologias disponíveis nas escolas e saber orientar seus alunos para o uso desses materiais. Consta-se que a Educação se caracteriza pela existência dediversos elementos que no conjunto da sociedade, onde está inserida, solicita uma redefinição de seu papel e das pessoas que neste campo de atividade fazem parte.
As tendências atuais demandam que, muitos dos valores da Educação existentes, consubstanciados na pessoa e no saber do professor, por isso a necessidade de tal preparação desses profissionais para essa nova etapa educacional, com o...
tracking img