Incineracao do lixo hospitalar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.Introdução

Actualmente os resíduos sólidos constituem-se em um dos maiores problemas da sociedade moderna. O volume de lixo tem aumentado diariamente e sua composição modifica-se constantemente.

A ausência de planejamento nas comunidades Moçambicanas permite que práticas inadequadas de tratamento e destinação final de resíduos sólidos sejam corriqueiras, tais como lançamento de resíduosem corpos de água, directamente sobre o solo, queima, entre outros, ocasionando impactos de ordem ambiental, social e económica.

O trabalho apresenta como tema “Incineração de Resíduos Hospitalares Como Um Dos Meios de gestão do Lixo: Caso da Cidade de Nampula Período 2010-2011”. Este tema é fruto de uma constatação a partir dos conhecimentos e observação que o autor traz consigo desde o períodoem vigor destacado acima, que será efectivada a pesquisa.

De acordo com a natureza do trabalho e o objectivo ora mencionado, levanta-se especificamente o seguinte problema de pesquisa: Quais são as consequências que advém da ma aplicação da incineração no processo de gestão do lixo hospitalar?

A poiando-se do assunto a tratar e do problema identificado presume-se que o tema enquadra-se nalinha de pesquisa “Consciência Ambiental base para Educação Ambiental” do Departamento de Ciências Naturais e Matemática – Curso de Química.

A pesquisa que se pretende desenvolver será realizada na cidade de Nampula, no período compreendido entre 2010 à 2011.

A delimitação espacial do tema justifica-se pelo facto de que o autor é morador da cidade de Nampula e vive essa realidade diariamentee a escolha do período entre 2010-2011, como sendo sua delimitação temporal, justifica-se pelo facto de 2010 ser o período que o autor passou a ter noção sobre os problemas que podem ser causados durante o processo de queima ou incineração de resíduos sólidos, sem o devido controle mais lhe despertou atenção a cerca do assunto, e 2011 ser o período que supõe que terminará as cadeiras curricularese desejando com o trabalho atingir o grau académico de Licenciatura em ensino de Química.

O principal objecto da pesquisa será a elaboração de um Plano de “Analise dos problemas ambientais causados pela incineração de resíduos hospitalares”.

A comunidade, assim como qualquer outra, produz resíduos, e esses, em sua maioria, por falta de informação da população ou até mesmo pela ausência demecanismos de controle, são tratados e destinados de maneira inadequada, comprometendo a qualidade ambiental, bem como a qualidade de vida de seus habitantes.

Actualmente em relação ao sistema de tratamento de resíduos sólidos urbanos são descritas diferentes técnicas, dentre elas: compostagem, incineração, tratamento com microondas, plasma-pirólise e reciclagem.

2. Justificativa
Actualmentecom o crescimento da densidade populacional a nível Mundial cresce também, o número da população nas zonas urbanas e com a tendência da melhoria das condições de vida e com as novas invenções tecnológicas fabricam-se diversos produtos de origem sintética que nos últimos anos vem constituindo por certa parte uma desvantagem do uso destes materiais quando mal descartados e tratados constituindo umaameaça a saúde pública e ao meio ambiente. Durante esta etapa de pesquisa e fase ao problema a ser levantado ao longo deste trabalho o autor destaca o fenómeno em causa para ser pesquisado na altura que percebe dos danos causados pela incineração de resíduos sólidos urbanos no meio ambiente, constituindo grande ameaça a saúde pública. Nos dias de hoje verifica-se a luta pela preservação do meioambiente e desta maneira destaca-se o empenho que cada indivíduo deve dar para alcançar-se este fim.

Numa análise profunda naquilo que é a convivência e a saúde pública da população Nampulense e do meio ambiente em geral, tem se verificado a queima de resíduos sólidos urbanos em torno de vários bairros ruas, e avenidas da cidade de Nampula, pós neste sentido verifica-se a poluição do meio...
tracking img