Incidência da hanseníase no município de almenara-mg, microregião do vale do jequitinhonha, baseado nos anos de 2006 a 2009.

934 palavras 4 páginas
INCIDÊNCIA DA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE ALMENARA-MG, MICROREGIÃO DO VALE DO JEQUITINHONHA, BASEADO NOS ANOS DE 2006 A 2009.

Meiri Veloso Pereira1

¹Acadêmica de Enfermagem da Faculdades ALFA- Faculdade de Almenara (MG), em curso no 7º período.

1. RESUMO. A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que, quando não tratada, pode acarretar incapacidades e deformidades físicas. Sua distribuição não ocorre de forma homogênea pelo espaço, havendo uma maior concentração em áreas mais pobres (Ministério da Saúde, 2010). As estratégias de controle da hanseníase no mundo vêm sofrendo mudanças na última década, com finalidade de alcançar a meta de eliminação da doença recomendada pela Organização Mundial da Saúde para o ano de 2010. Atualmente, países mais endêmicos ainda encontram dificuldades de atingir essa meta. Para o desenvolvimento do trabalho foi feito um levantamento sócio epidemiológico, configurado como descritivo; pesquisas por meio eletrônico, tendo como período de estudo os anos compreendidos entre 2006 a 2009.

2. PALAVRAS CHAVE: Incidência da Hanseníase; Fatores epidemiológicos, Dados da GRS.

3. INTRODUÇÃO. O presente estudo tem como objetivo avaliar as taxas anuais de maiores casos de hanseníase, no município de Almenara – MG microrregião do Vale do Jequitinhonha nos anos de 2006 a 2009; Traçar um plano de ação para reduzir os índices detectados. A elaboração deste estudo proporciona mostrar como se encontra os casos de hanseníase no município, servindo como forma de alerta à população em foco.

4. DESENVOLVIMENTO. De acordo ( com o Guia de Vigilância Epidemiológica???) ou qual AUTOR (ANO) a hanseníase é uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos. Com a evolução da doença não tratada, surgem as lesões nos nervos – principalmente nos periféricos – que acabam acarretando incapacidades físicas e deformidades. Estas, por sua vez,

Relacionados