Incepção: de teoria estuturada a prática integradora

3523 palavras 15 páginas
INCEPÇÃO: DE TEORIA NÃO ESTRUTURADA A PRÁTICA
INTEGRADORA
INCEPTION: FROM NON STRUCTURED THEORY TO INTEGRATOR
PRACTICE
INCEPCIÓN: DE TEORIA NO ESTRUCTURADA A PRÁCTICA
INTEGRADORA
LYRIO FILHO, Arnaldo de Magalhães (1); AMORIM, Sergio Leusin (2).
(1) Arquiteto, Mestrando em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense; E-mail arnaldo.lyrio@gmail.com (2) Arquiteto, D. Sc. Engenharia de Produção (COPPE UFRJ), Professor Titular Curso de PósGraduação em Engenharia Civil, Coordenador Curso de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense; E-mail leusin@ism.com.br
UFF-Universidade Federal Fluminense Rua Passos da Pátria, 156 Niterói RJ Brasil Telefone +55 21
2629 5490.
Resumo
A prospecção de negócios imobiliários é atividade permanente do promotor ou incorporador imobiliário. Dispendiosa, ela compõe-se de várias instâncias de decisões. As chances de sucesso na aceitação do empreendimento pelo mercado são lançadas no momento anterior à compra do terreno.
Esta fase do ciclo de vida do empreendimento imobiliário chama-se INCEPÇÃO (ISO/TR
14177:1994).
Esse processo, pelo qual o incorporador decide sua estratégia de produção (localização, recursos disponíveis e necessários, parceiros) e como organiza a transformação do seu produto (suas características, tipologia, programa, serviços etc.), é vivenciado atualmente pelas empresas de maneira empírica. Pesquisa exploratória junto ao mercado promotor de edificações residenciais, objeto da dissertação de mestrado de um dos autores, identifica que, na prática e de maneira genérica, os empresários se apropriam dos procedimentos negociais pertinentes à gestão do seu negócio, delegando os aspectos técnicos a parceiros de negócios, construtores, arquitetos, fornecedores, sem a devida preocupação com a necessária unidade na formatação do seu produto.
Prova desta afirmação é a recente publicação dos Manuais de Escopo do SINDUSCON-SP
(SINDUSCON, 2006), que nasceram da

Relacionados