Incentivo a leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Incentivo a Leitura





Incentivar a leitura é dar ao aluno a oportunidade de conhecer um universo de fantasia e prazer em criar.
Ler é fundamental para soltar aimaginação, por meio dos livros, criamos lugares, personagens e historias.
Graças aos livros, descobrirmos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos. A leitura comfrequência ajuda a criar uma familiaridade com o mundo da escrita, além de ajudar a fixar a grafia correta das palavras.
Ler é um habito que reflete no domínio da escrita, ouseja, quem lê mais escreve melhor.
O papel da escola é fundamental nesse processo. E quem melhor do que o professor para despertar em seus alunos o prazer da leitura?
Paraque o gosto e o compromisso com a leitura aconteçam, a escola precisa mobilizar seus alunos internamente, pois aprender requer esforços e para isso deve fazê – los compreenderque a leitura é interessante e desafiador, algo que conquistamos plenamente dará autonomia e independência.
O professor tem o papel de estimular a leitura, tornando este ummomento mágico.
Quando o professor lê, tem de considerar suas ações como prática social que entretém, emociona, informa, e diverte. Mas também deve estar ciente dos objetivosdidáticos a que se destina por exemplo; diferenciar a linguagem escrita, falada ou conhecer o estilo do autor .
A leitura garante a relação entre professor aluno, pois oeducador proporciona ao aluno um “ desligamento do mundo real “. Precisa haver um comprometimento e afetividade entre eles. Sendo ela a chave para o conhecimento de um mundo muitoamplo para o aluno, basta o professor e a escola trabalharem juntos incentivando e orientando os alunos nessa trajetória literária desde o inicio de sua vida escolar.
tracking img