Incentivo a leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2-0 CARACTERIZAÇÃO DA REALIDADE DA ESCOLA/ INSTITUIÇÃO
2-1 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A Escola Municipal Onilza Nunes Góes, está sediada a Praça Principal s/n, em Cajuíta, Guaratinga, com telefone para contato (73) 3277-6029. Em Junho do ano 2000, na gestão do prefeito Manoel Porto Martins, a mesma foi construída devido à demanda de espaço físico para atender a quantidade dealunos que vinha sempre aumentando, antes de sua construção boa parte dos mesmos estudavam em salões alugados pela prefeitura. A instituição recebeu o nome de Onilza Nunes Góes, em homenagem a primeira professora do povoado de Cajuita, cujo apelido era “Bidinha” e descobrimos através de pesquisas etnográficas que dona Onilza era uma pessoa totalmente envolvida na comunidade em diversos aspectos e, omerecimento desta homenagem.
Esta Unidade de Ensino é de caráter público mantida especialmente pela Prefeitura Municipal de Guaratinga, também conta com o auxílio das verbas do PDE e PDDE, através da associação APM - Associação de Pais e Mestres.
Esta Unidade de Ensino trabalha com o Regimento Comum Unificado às escolas do município de Guaratinga, aprovado pela LeiSÉC/DIREC/08, Portaria de Nº. 001/2005-08, publicado no Diário Oficial 11/01/2005. PROC. Nº. 0043928/2001, que se encontra disponível na Secretaria da Escola para a consulta dos docentes e dos que se interessarem.

2-2 ESTRUTURA FÍSICA DA INSTITUIÇÂO

A Escola está construída numa área de 277 m 2, constituída de oito salas de aula, sendo 04 (quatro ) salas na dependênciaprópria, 02 (duas) salas anexos da Escola Maximino Xavier e 02 (duas) salas anexos da Escola Teotônio Alves dos Santos, em cada anexo há um banheiro.
Encontra-se na Instituição 01 (uma) diretoria 01 (uma) secretaria, 01 (uma) “cantina” pequena, 02 (dois) banheiros (um masculino e um feminino) e 01 (um) banheiro na secretária para uso dos professores e funcionários.
Cada sala possui 04(quatro) janelas, em média 30 (trinta) carteiras, uma mesa para o professor e 01(uma) lousa. A Infraestrutura da Escola ainda é considerada inadequada para o desempenho do ensino-aprendizagem, pois não possui auditório, refeitório, sala de vídeo laboratório de informática e uma biblioteca montada, embora possua um acervo significativo composto por livros de diversas modalidades que são utilizadosdentro e fora do âmbito escolar por professores, alunos e pessoas da comunidade.
Quanto aos recursos pedagógicos permanentes tem 02 (duas) TVs, 01 (um) aparelho de DVD, 02 (dois) computadores (um deles ainda não está instalado), 01 (um) retro projetor, 02 (dois) microsistem e uma caixa amplificada com microfone. Os recursos diários oferecidos são: papel sufite, cola tesoura, EVA, gizpiloto, etc. Com esforço e dinamismo da direção e toda comunidade escolar tem-se conseguido algumas melhorias para a escola em benefício de todos
Recursos Humanos
A Escola conta com 16 professores efetivos, envolvidos no processo educacional sendo um Diretor graduado em Pedagogia e cursando Matemática uma Coordenadora com formação acadêmica Pós Graduação em Coordenação e Gestãoescolar e cursando Educação Física, uma Vice-diretora graduada em Pedagogia, 09 pedagogos, dentre eles uma cursando Artes e 04 (quatro) cursando pedagogia 1(um) cursando Gestão pública 02 (dois ) Letras.Outros profissionais da escola: uma Secretária com o Magistério Os serviços-gerais contam com 01 (dois) vigias - com Ensino Médio, 04 (quatro) zeladoras 03 (três) merendeira.2.3 Plano Político Pedagógico/Projeto Pedagógico da Escola /Instituição

A construção do PPP está prevista na LDB art.12.a 14 - Lei 9.394/9. A elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP iniciou-se no final do ano de 2009 com continuidade ao longo do ano de 2010/2011. No primeiro momento houve discussão sobre o PPP com todo corpo docente, representantes dos alunos e...
tracking img