Incentivandi leitores com a arca de noé

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO
Incentivando Leitores com “A Arca de Noé”
Tema: Incentivando Leitores com A Arca de Noé.
Disciplinas: Português, Matemática, Educação Artística, Ciências e Literatura Infantil.
Duração: 4 horas.
Temas Transversais: Meio Ambiente Natureza e Sociedade.
Educação Infantil.
Execução: 1º de novembro de 2012.
Escola Vinícius de Moraes -Tucano Bahia
Professora Maria Eunice de OliveiraSantana

Apresentação

O presente projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletiva, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais e Música; além de explorar brincadeiras construtivas asquais despertam interesse pelo assunto desenvolvido no presente projeto de trabalho.
O trabalho pedagógico é valorizado quando os poemas são usados como intervenção pedagógica seguidas de orientações didáticas e objetivas como pode ver nas atividades em anexo. A escolha de A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, é devida à grande contribuição do livro, que reúne poemas infantis com caráter lúdico eprazeiroso o qual estimula o educando a despertar o gosto pela leitura e a escrita bem como a arte em suas mais variadas formas.
A partir de um projeto pedagógico deste nivel, o facilitador é capaz de interagir, promover questionamentos, sugerir desafios aos educandos através de estímulos e situações-problema ou atividades elaboradas por meio dos conhecimentos prévios do aluno determinado, com aobjetividade que se busca alcançar após a execução dos trabalhos em sala de aula e que o educando tenha uma aprendizagem significativa e propicia para ser empregada no dia a dia. O aluno pode ser estimulado a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se degestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal; enfim, permitindo, através da leitura do poema, a “brincadeira” com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: poema, adivinhas e canções bem o texto da Biblia que servirá como instrumento de abertura dos trabalhos. A linguagem escrita pode ser incentivada quando o educando vivencia umambiente intelectualmente estimulante, onde observa e explora o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador. Com uma metodologia dinâmica, o facilitador é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação bem como participando das atividades propostas comprazer. As contribuições do projeto A Arca de Noé sugerem para o professor significativas propostas de trabalho em sala de aula, permitindo que o docente envolva seus alunos em situações de contínuas construções.
Objetivo Geral
Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras ecriativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças voltado para os desafios da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão bem elaborada.

Procedimentais.
·Construir coletivamente as combinações de convivência com o educando.
·Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frasesrelacionadas ao poema O Pato da obra de Vinícius de Moraes.
· Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados. ·Fazer apresentações teatrais com base nas histórias que foram abordadas em sala de aula visando o entendimento do educando sobre o tema.
·Aplicar atividades lúdicas para despertar o interesse do educando.
·Apresentar os personagens, suas origens e...
tracking img