Incas - os engenheiros das montanhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

Leonardo Moraes Aguiar Lima dos Santos

INCAS – OS ENGENHEIROS DAS MONTANHAS

Santa Cruz do Sul – RS – Brasil, Abril de 2010

2

Leonardo Moraes Aguiar Lima dos Santos

INCAS – OS ENGENHEIROS DAS MONTANHAS

Por meio deste artigo, venho apresentar o Ensaio Monográfico requisitado para solicitar a participação no programa Ruta Inka 2010, para a sua avaliação, discussão ereconhecimento do mesmo.

Santa Cruz do Sul – RS – Brasil, Abril de 2010

3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................................................. 4 1 SOBRE OS INCAS ......................................................................................................................... 4 2 INCAS E A ENGENHARIA......................................................................................................... 7 2.1 Machu Picchu ................................................................................................................................. 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................................... 9 BIBLIOGRAFIA................................................................................................................................ 9

4

INTRODUÇÃO

Por meio deste artigo, visando acrescentar conhecimento histórico, descrevo um pouco do grandioso Império Inca, ressaltando seus principais feitos e méritos ao desenvolverem suas vidas sob a Cordilheira dos Andes.

1 SOBRE OS INCAS

Os incas foramum dos povos mais civilizados das Américas. Localizavam-se nas regiões que hoje chamamos de Equador, Peru, norte do Chile, oeste da Bolívia e noroeste da Argentina.

A cidade de Cuzco era uma importante peça do Tihuantinsuyo (nome original que define exatamente o Império Inca), pois era a capital da civilização. Era uma cidade magnífica, todas as melhores produções dos incas se encontravam nacapital. Segunda uma das lendas sobre Cuzco, o nome da cidade foi dado por um ancestral, ao que conta esta lenda, foi o criador da civilização Inca – Manco Cápac – que após ter recebido um chamado do Deus Inti, o Deus Sol, recebeu um bastão de ouro do Deus e tinha como missão povoar e ensinar as novas províncias que veio a conquistas. O significado de Cuzco, na língua Quéchua (a língua oficial dosincas, mas perdida por se ter registros oficiais dela) quer dizer umbigo, o que no contexto, a cidade de Cuzco era o Umbigo do Mundo.

A sociedade Inca pode ser dividida em três: realeza, nobreza e povo. O Inca – como era denominado o governante do império – e sua família que geralmente era composta por ele e por sua esposa, a Coya que preferencialmente deveria ser irmã de pai e mãe, e seusfilhos legítimos, os Pihuichuri, eram considerados a realeza. A nobreza de sangue era composta pelos administradores, religiosos, militares e educadores, que deveriam servir de exemplo, ser úteis ao Estado e nunca serem ociosos. Na civilização eram consideradas nobreza, além dos de sangue, a de privilégios que era formado pelos chefes de tribos aliadas ao Inca. O povo incaico ainda era dividido emmais dois grupos: Os Hatum Runa que eram camponeses que levavam uma vida regrada, onde os homens aos dezoito anos entravam no serviço militar, aos

5

25 casavam-se e tornavam-se chefes de família, aos 50 anos paravam de trabalhar na terra e iam exercer outros trabalhos como o de fazer pequenos serviços na comunidade, principalmente o de ensinar os mais novos. E o outro grupo que compunha o povoera denominado Yamocona que trabalhavam como criados do Inca e da nobreza.

A religião tinha como principal Deus o Sol (Deus Inti). Ainda, cultuavam também animais considerados sagrados como o condor e o jaguar. Acreditavam num criador antepassado chamado Viracocha, o criador de tudo.

Na área política, o sistema Inca era similar ao de um império, onde ele, O Inca, estava acima de tudo e de...
tracking img