Incapacidade absotuta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INCAPACIDADE ABSOLUTA

Dissertação apresentada ao curso Sequencial de Assistente Contábil e de Controladoria da Faculdade Sul Americana, sob a orientação do (a) prof.(a) Glayce Santanna, como partedos requisitos para a obtenção da nota da disciplina Noções de Direito.

GOIÂNIA
2012
SUMÁRIOIntrodução.......................................................................................................02
Incapacidade Absoluta....................................................................................03Conclusão.......................................................................................................05
Bibliografia......................................................................................................06

INTRODUÇÃO

De acordo com o CódigoCivil Brasileiro a incapacidade civil é a circunstância na qual se restringe legal ou judicialmente o exercício da vida civil a uma pessoa.
A restrição precisa ser sempre encarada como uma exceção.Pode-se alegar apenas a incapacidade do fato e jamais do direito.
A legislação apresenta dois tipos de incapacidade, sendo elas Incapacidade Absoluta e Incapacidade Relativa. Nesse trabalho será tratadaa primeira.
São chamados de absolutamente incapazes aqueles que não têm capacidade de exercer o direito que possuem. A lei protege as pessoas com incapacidade absoluta exigindo que sejamassessorados por seus representantes no exercício pessoal de seus direitos.
São considerados absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os Menores de dezesseis anos, os que porenfermidade ou deficiência mental não tenham o discernimento para a prática desses atos ou os que mesmo por causa transitória não puderem exprimir os seus direitos.

02
INCAPACIDADE ABSOLUTA

O art.3ºdo Código Civil Brasileiro julga que são absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil:
I. Os menores de dezesseis anos;
II. Os que por enfermidade ou deficiência...
tracking img