Inbventario e seus sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Inventariar Sendo um processo de organizar, arrumar, as actividades ou património quer seja social, financeira, económico, familiar, torna-se importante relembrar que A palavra Inventário deriva do latim “Inventarium” quer dizer relação de bens deixado por alguém que seja o documento onde ficam registados bens contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos.O Inventário apresenta uma sinonímia que é organizar, arrumar, controlar e detalhar.

O Inventário é aplicado socialmente, contabilisticamente etc. Para ou elevar o grau de confiança dos seus executadores, com o inventário para o individuo, uma organização, empresa e família vai ilustrar de forma clara o valor global do património. Torna-se imperioso dizer que o inventário é umdocumento ilustrativo da forma detalhada e organizada do património de uma organização, deste modo o nosso trabalho de pesquisa cientifica cinge-se sobre as empresas, torna necessário dizer que ele vai ajudar as empresas de ano á ano a saber o que tem como património e se há desenvolvimento em termos de cada elemento que o constitui.

Como veremos ao longo do nosso trabalho de pesquisa algunspontos como Sistema de inventariação aplicadas nas existências quer dizer que estamos a referir na movimentação e utilização das contas das existências, dos custos de mercadorias vendidas e consumidas (CMVC) de modo a facilitar o resultado apurado, bem como a sua importância, método de aplicação, vantagens e desvantagens no contexto empresarial que são: Sistema de Inventario Permanente (SIP) eSistema de Inventário Intermitente ou Periódico (SII) bem como o seu respectivo esquema e movimentação das contas 21 (compra), 26 (mercadoria) e 71 (custo de mercadorias vendidas e consumidas) = CMVC.

Como o nosso tema reflecte-se sobre o Inventário e o seu Sistema. Ế Importante observar que não se referem apenas das listagens patrimonial mas sim para o balanço, através de métodosapresentados no trabalho que são, Sistema do Inventário Permanente (SIP) e Sistema do Inventário Intermitente ou periódico (SII).

Capitulo I – Inventários e seus Fundamentos

1.1. Origem de Inventário

A palavra Inventário deriva do latim “Inventarium” quer dizer relação de bens deixados por alguém que seja o documento onde ficam registados bens contendo ou não uma enumeraçãodetalhada ou minuciosa dos mesmos. Por exemplo: quando realizamos negocio na óptica, nos inventários faz-se a descrição do produto, bem como a quantidade existente e o local onde se encontra.

1.2. - Algumas Teorias baseadas na origem da palavra Inventário

• Baseando-se a teoria (Fordismo) na Escola Industrial Ocidental, adoptada de um modo geral por Empresas de Manufacturas oinventário tem como base os seguintes factores:

Gerência de stock da matéria-prima: todo o stock de matéria-prima deve ser devidamente contabilizado para poder ser lançado no inventário.

Matérias em processo: matérias-primas e recursos que já começaram a ser utilizada na produção, também devem se inventariar.

Produtos acabados: stock de todos os produtos acabados, aindaarmazenados na empresa e disponível para venda.

• E baseando a teoria de (Toyotismo), na Escola Industrial Clássico Oriental, adoptada de um modo geral por Empresa com maior escala de produção e venda e que adoptam o sistema Just in Time, todos os factores considerados acima podem ser desprezados na produção do inventário. Já que segundo a teoria Toyotismo as empresas não devem manter stocks enem produtos acabados dentro de um parque produtivo.

Embora Fordismo e Toyotismo sejam contextos industriais totalmente distintos (praticamente oposto) e embora possam haver tranquilamente novos contextos locais baseados parte em um, e parte em outro; um bom sistema gestão patrimonial sempre pode auxiliar na racionalização e optimização da produção de inventário.[1]

1.3-...
tracking img