Inatituições

448 palavras 2 páginas
As Instituições Sociais são entendidas como normas, práticas, valores ou atitudes que se consolidam na sociedade, fazendo, notoriamente, parte do comportamento social dos indivíduos. Elas não dependem da vontade do individuo, são muito bem definidas, influenciam os comportamentos e atitudes sociais, são normativos e, principalmente, são ligadas as conjunturas históricas de determinada sociedade.

O estudo das Instituições Sociais é algo de grande importância para entendermos sobre a organização das sociedades. Seus conceitos fundamentam bastante o entendimento histórico, filosófico e sociológico dos grupos sociais, auxiliando assim, temos um conhecimento mais complexo sobre a realidade que vivemos.

DIFERENÇA ENTRE GRUPOS SOCIAIS E INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Grupos sociais: são formados por indivíduos com objetivos comuns que interagem num processo mais ou menos continuo.
Instituição social: são as regras e os procedimentos adotados por esses grupos.
PRINCIPAIS TIPOS DE INSTITUIÇÃO
As principais instituições sociais são: instituição familiar, instituição educativa, instituição religiosa, instituição jurídica, instituição econômica e instituição política.
FAMÍLIA MODERNA
O primeiro contato com a noção de grupo acontece por meio da família, responsável pela socialização primária dos indivíduos. Com base na convivência familiar nos aproximamos dos padrões seguidos pela sociedade, adaptando-nos a costumes, regras, valores e atitudes comuns a todos. Viver em família é importante para nos estruturarmos socialmente.
FAMÍLIA BRASILEIRA
A família brasileira, neste novo milênio, aparece como uma nova família: com novo formato, novo modelo, cara nova etc. Embora o arranjo familiar composto de casal com filho, com ou sem parentes, seja, ainda, a maioria do total de arranjos (61,0% em 1991 para 55,7% em 2000), em muitos lares não existe mais o modelo clássico,

Relacionados