Imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIMEIRO ESTUDO DIRIGIDO DE IMUNOLOGIA


QUESTAO 1
A resposta imune inata e a adaptativa são componentes de um sistema imune integrado. Quais são as principais características, componentes e diferenças entre a resposta imune inata e a resposta adaptativa?

A resposta imune inata é realizada por um grupo de células que têm a capacidade de reconhecer um antígeno invasor, não sãoespecíficos, realizam o ataque, englobam e fago citam o mesmo. Quando este sistema sozinho não consegue deter a invasão, os macrófagos realizam uma espécie de comunicação com outras células, agora células do sistema adaptativo (B e T) para desencadear outros tipos de defesa.

A defesa do sistema inato é imediata enquanto o sistema adaptativo necessita de alguns dias para produzir sua linha de defesa.É errôneo pensar que o sistema adaptativo só entra em ação se o sistema imune não conseguir realizar a defesa, na verdade os dois sistemas são ativados imediatamente com a  presença de agentes agressores, a resposta de ambos é que ocorre em tempos diferentes. resposta imune específica  (produção de anticorpos contra um antígeno), é conhecida como uma resposta adaptativa. Os linfócitos B respondemàs infecções com a produção de anticorpos, os anticorpos são pequenas partículas que se ligam aos receptores do agente agressor (por exemplo um vírus ) inviabilizando que este entre na célula. As células B possuem ainda a capacidade de memória, após contato com um antígeno específico são capazes de reconhecê-lo posteriormente (principio das vacinas)



QUESTÃO 2
Qual a diferença entre respostaimune celular e humoral?

Os anticorpos não têm acesso aos microorganismos que vivem dentro das células infectadas, a imunidade celular é responsável por combater estes microorganismos. Na resposta imune humoral, o linfócito B reconhece como antígeno, qualquer substância química, seja carboidrato, proteína e lipídio. o linfócito B não faz acepção, ele é mais universal, é uma célula menosexigente quanto ao tipo de antígeno, o contrário da resposta imune celular mediada por linfócitos T, que são muito exigentes, exigem que o antígeno seja peptídeo.



QUESTÃO 3
Cite pelo menos um exemplo de barreiras imunológicas mecânicas, físicas e bioquímicas envolvidas nos mecanismos naturais de resistência:
- Mecânica:
As superfícies epiteliais formam uma barreira física que é muitoimpermeável à maioria dos agentes infecciosos. Dessa forma, a pele age como nossa primeira linha de defesa contra organismos invasores. A descamação do epitélio da pele também ajuda a remover bactéria e outros agentes infecciosos que aderiram às superfícies epiteliais. Movimentos devido aos cílios e à peristalse ajuda a manter as vias aéreas e o trato gastrointestinal livres de organismos. O fluir daslágrimas e saliva ajuda a prevenir infecção nos olhos e na boca. O efeito pegajoso do muco que cobre o trato respiratório e gastrointestinal ajuda a proteger os pulmões e o sistema digestivo contra as infecções.

- Física:
pele, temperatura

- bioquímica:
Os ácidos graxos no suor inibem o crescimento de bactéria. Lisozima e fosfolipase encontrados na lágrima, saliva e secreção nasal podem destruira parede celular da bactéria e desestabilizar as membranas bacterianas. O baixo pH do suor e da secreção gástrica previnem o crescimento de bactéria. Defensivas (proteínas de baixo peso molecular) encontradas nos pulmões e no trato gastrointestinal têm atividade antimicrobiana. Agentes surfactantes nos pulmões agem como opsoninas (substâncias que promovem fagocitose de partículas pelas célulasfagocitárias).

QUESTAO 4
O H1N1 é um novo vírus de influenza que está infectando as pessoas. O vírus foi detectado em humanos pela primeira vez em abril de 2009, nos EUA. O vírus está se espalhando de pessoa para pessoa, provavelmente de uma maneira similar a do vírus da gripe comum.
Os vírus são agentes patogênicos que geralmente não são tratados com medicamentos, pois os chamados...
tracking img