Imunologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


As células TCD8 citotóxicas são seletivas e são assassinas em série das células-alvo nos sítios de infecção

Uma vez dentro de uma célula, o patógeno torna-se inacessível aos anticorpos.
A função das células TCD8 é matar as células que foram dominadas pela infecção intracelular. De modo geral, o sacrifício das células infectadas, serve para prevenir a disseminação da infecção nascélulas saudáveis.

As células T citotóxicas contêm grânulos líticos armazenados contendo uma mistura de proteínas especializadas denominadas citotoxinas.

1) As células T CD8 começam a sintetizar citotoxinas em forma inativa e armazená-las em grânulos líticos assim que são ativadas pelo antígeno específico nos tecidos linfóides secundários.
2) A ligação do receptor de célula T à umacélula-alvo, faz com que a célula secrete sua carga de grânulos líticos, que é enviada diretamente à superfície da célula-alvo infectada. Devido a sua especificidade antigênica, as células T citotóxicas escolhem somente células infectadas para o ataque, deixando em paz as células saudáveis.
3) A célula T focaliza a secreção de grânulos na pequena área na célula-alvo, onde essa se fixa à célula T. Àmedida que a célula-alvo começa a morrer, a célula T citotóxica é liberada da célula-alvo e começa a produzir novos grânulos. Quando os grânulos novos estão prontos, a célula T citotóxica é capaz de matar outra célula-alvo. Dessa forma, uma célula T citotóxica pode matar muitas células infectadas em seqüência.


As células T citotóxicas matam suas células-alvo induzindo apoptose


Ascélulas mortas por células TCD8 não sofrem lise ou se desintegram.
O alvo das células T citotóxicas murcham e encolhem. Esse tipo de morte celular impede, não somente a replicação do patógeno, como também a liberação de partículas virais infecciosas. Esse suicídio celular é denominado apoptose ou morte celular programada, sendo induzido na célula-alvo pelas citotoxinas liberadas pela célulaT citotóxicas.
Logo após o contato com uma célula T citotóxica, o DNA da célula-alvo começa a ser fragmentado pelas nucleases da própria célula. A célula destrói a si própria de dentro para fora. Ela encolhe devido a degradação do conteúdo celular.

As células T citotóxicas podem induzir apoptose:

1) Através das citotoxinas que elas secretam que são a perforina (proteína) e asgranzimas (proteases). Um modelo atual é que a perforina faz poros na membrana das células-alvo, através dos quais as granzimas podem entrar. Dentro das células, as granzimas clivam proteínas celulares, levando à ativação das nucleases e de outras enzimas que iniciam a apoptose.



[pic]



As células CD4 TH1 induzem ativação dos macrófagos e das células dendríticas

Os peptídeos derivados dospatógenos são apresentados por moléculas MHC classe II na superfície do macrófago onde ativam células T CD4 virgens a se tornarem células efetoras TH1.

Algumas espécies de microorganismos se adaptam ao macrófago e a dendrítica: eles interferem com a função dos macrófagos vivendo e se replicando dentro do fagossomo.
A principal função das células TH1 é agir sobre os macrófagos, elevando suacapacidade fagocítica e sua capacidade de matar os microorganismos ingeridos. A ativação dos macrófagos requer a interação dos complexos peptídeo+MHC no macrófago com o receptor de célula T da célula TH1.

Ativação dos macrófagos e das dendríticas pelas CD4 TH1:

1) Fazer com que os fagossomos que contêm os microorganismos capturados sejam fundidos mais eficientemente com os lisossomos, afonte das enzimas hidrolíticas de degradação.
2) Aumento da síntese pelos macrófagos de moléculas que auxiliem a matar os patógenos englobados (radicais de oxogênio e óxido nítrico) e de proteases.
Obs: Pacientes com AIDS têm o número de células TCD4 diminuídas, assim como a ativação dos macrófagos. Nessas circunstâncias surgem infecções oportunistas.
3) A expressão aumentada de moléculas MHC...
tracking img