Imunologia inata e adquirida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Qualquer resposta imune envolve, primeiramente, o reconhecimento do antígeno e posteriormente, a elaboração de uma reação dirigida ao antígeno, com a finalidade de eliminá-lo do organismo. Os dois diferentes tipos de respostas imunes enquadram-se em duas categorias: resposta imune inata e resposta imune adaptativa. A principal diferença entre esses dois tipos de resposta é que aresposta imune adaptativa é altamente específica para um dado patógeno. Além disso, embora a resposta inata não se altere mediante exposição repetida a um dado agente infeccioso, a resposta adaptativa torna-se mais eficiente após cada encontro subsequente com o mesmo agressor. O sistema imune "memoriza" o agente infeccioso evitando, desta forma, que este mesmo patógeno venha, posteriormente, causardoença. Por exemplo, doenças como sarampo e difteria induzem respostas imunes adaptativas que geram uma imunidade prolongada após a infecção. Sendo assim, as duas principais características de uma resposta imune adaptativa são a memória imunológica e a especificidade.
A imunidade inata nasce com o indivíduo e protege o organismo contra agentes patogênicos específicos e toxinas, desde o nascimento.Esta imunidade inclui a capacidade de fagocitar bactérias e outros agentes invasores, pelos leucócitos e macrófagos dos tecidos; inclui a capacidade das secreções ácidas do estômago e enzimas digestivas de destruir germes; inclui a resistência da pele e das membranas mucosas à penetração dos germes; inclui as lisozimas, a properdina e certos polissacarídeos que neutralizam certas bactériasgram-positivas e gram-negativas freqüentes na natureza. A imunidade inata protege o organismo humano contra agentes capazes de provocar doenças em outras espécies animais.
A imunidade mais importante, entretanto, é a imunidade adquirida. Esta se deve à capacidade do sistema imunitário produzir defesas contra invasores e destruí-los, impedindo-os de causar danos ao funcionamento do organismo. O sistemaimunológico desenvolve imunidade específica e altamente eficaz contra bactérias, vírus, toxinas e tecidos de outros indivíduos ou animais. A imunidade adquirida é também conhecida como imunidade adaptativa; é capaz de proteger um organismo contra doses de toxinas que seriam letais a um organismo não imune.
Existem dois tipos de respostas imunológicas adquiridas imunidade humoral e a imunidadeCelular, que são mediadas por diferentes componentes do sistema imunológico, cuja função é eliminar os diversos tipos de microrganismos.

Imunidade Natural ou Adquirida

A defesa contra microrganismos é mediada pelas reações iniciais da imunidade natural e as respostas tardias da imunidade adquirida. A imunidade natural (também chamada de imunidade inata ou nativa) é a linha de defesa inicialcontra os microrganismos, consistindo em mecanismos de defesa celulares e bioquímicos que já existiam antes do estabelecimento de uma infecção e que estão programados para responder rapidamente a infecções. Esses mecanismos reagem apenas contra microrganismos (e aos produtos das células lesadas) e respondem essencialmente a mesma maneira a sucessivas infecções. Os principais componentes do sistemaimunológico natural são:
· Barreiras físicas e químicas, tais como o epitélio e as substâncias antibacterianas nas superfícies epiteliais;
· Células fagocitárias (neutrófilos, macrófagos) e células NK (natural killer);
· Proteínas do sangue, incluindo frações do sistema complemento e outros mediadores da inflamação e;
· Proteínas denominadas citocinas, que regulam e coordenam várias atividadesdas células da imunidade natural.
Os mecanismos da imunidade natural são específicos para estruturas que são comuns a grupos de microrganismos semelhantes e não conseguem distinguir diferenças discretas entre substâncias estranhas.
Em contraste com a imunidade natural, existem outras respostas imunológicas que são estimuladas pela exposição a agentes infecciosos cuja magnitude e capacidade...
tracking img