Imunologia básica

Páginas: 3 (731 palavras) Publicado: 20 de abril de 2010
IMUNOLOGIA BÁSICA
· Anticorpo (Ac) - Proteína do soro que foi induzida por e reage especificamente a uma substância estranha (antígeno); imunoglobulina.
O sistema imune fornece mecanismos dedefesas específicas contra uma variedade de substâncias estranhas ao nosso corpo chamadas de antígenos. Estes antígenos podem ser vírus, células (como células sangüíneas, células de bactérias e célulasde fungos) ou moléculas de proteínas. O sistema imune é uma organização complexa de tecidos, células, produtos de células e mediadores químicos biologicamente ativos e todos interagem para produzir aresposta imune.
A resposta imune reconhece e relembra diferentes antígenos. A imunidade específica é caracterizada por três propriedades:
1. Reconhecimento
2. Especificidade
3. Memória
Osprincipais tecidos e órgãos do sistema imune são:
· Linfócitos - são as principais células responsáveis pela resposta imune: linfócitos T (vírus, fungos e tumores) e linfócitos B (bactérias etoxinas).
· Órgãos linfóides primários - Timo e Medula óssea.
· Órgãos e tecidos linfóides secundários - Nódulos linfáticos, Baço, tecidos linfóides associados ao intestino, Apêndice, Amígdalas, Placasde Peyer e tecidos linfóides associados aos brônquios.
As imunoglobulinas (Ig) são proteínas produzidas por células plasmáticas e secretadas no organismo em resposta à exposição ao antígeno. Elasse classificam em:
· IgA - é a imunoglobulina predominante nas lágrimas, saliva, leite materno, secreções respiratórias e trato gastrointestinal. Fornece proteção contra organismos que invadem estasáreas.
· IgG - è a classe em maior concentração no organismo. É também chamada de gama globulina. Fornece imunidade ao longo prazo. É a única que atravessa a placenta e fornece ao recém nascido aimunidade que vai durar por vários meses.
· IgM - É a Segunda mais abundante. É a primeira produzida em resposta a um antígeno, mas não fornece imunidade ao longo prazo.
· IgE - está envolvida nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • iMUNOLOGIA bÁSICA
  • imunologia basica
  • Imunologia básica
  • IMUNOLOGIA BÁSICA 
  • imunologia básica
  • Imunologia básica
  • Imunologia basica
  • imunologia basica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!