Imuno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Seguindo a numeração dos slides:
1. Capa

2. Artigo: análise de receptores de quimiocinas na superfície de leucócitos circulantes de indivíduos infectados pelo Mycobacterium leprae:resultados preliminares. Publicado na revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

3. Introdução: A hanseníase causada pelo Mycobacterium leprae é uma doença infecciosa crônica de naturezainflamatória que leva ao desenvolvimento de lesões em pele e nervos humanos. Dependendo da resposta imune do individuo ele pode ser classificado como Tuberculóides ou Virchowianos: os Tuberculóides,apresentam uma vigorosa resposta imune mediada por células em tecidos em resposta à infecção; e
os Virchowianos, apresentam uma resposta ineficaz contra a infecção, associado a uma alta cargabacteriana.

4. Objetivo: O objetivo do estudo foi investigar o perfil de expressão dos receptores de quimiocinas em populações e subpopulações específicas de leucócitos no sangue periférico deindivíduos com hanseníase. E Avaliar a expressão dos receptores CXCR4, CCR2,E CCR5 e compará-los aos indivíduos saudáveis não infectados.

5. Metodologia: , foram avaliados 6 pacientes portadores dehanseníase acompanhados pelo Programa de Saúde da Família de Diamantina- Minas Gerais. O grupo controle foi formado por 5 indivíduos saudáveis não infectados. Para a análise do perfil fenotípico deleucócitos circulantes foram coletados 5 ml de sangue venoso e foi utilizado EDTA como anticoagulante.

6. Continuação da metodologia: parte do sangue foi utilizado para o hemograma e outra partepara análise de receptores de quimiocina em leucócitos. 0,1ml de sangue foram incubados com 1µl de anticorpo monoclonal específico para os receptores: CD3, CD4, CD8, CD19, CD16 e CD14. E para osreceptores de quimiocina: CCR2, CCR5 e CXCR4.
Depois, as amostras foram submetidas à lise das hemácias seguido de leitura das amostras, utilizando o citômetro de fluxo FACScan.

7. Técnica...
tracking img