Imunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SEMINÁRIO DE IMUNOLOGIA – DIA 09/01
1. Citocinas da hematopoiese.
(Ana Paula N. de Paiva, Brenda Lee Silva Buso, Dannyllo Iócio Kataki de Oliveira)

Algumas citocinas geradas durante a resposta imune estimulam o desenvolvimento de células sanguíneas progenitoras da medula óssea. Estas citocinas são chamadas de fatores estimuladores de colônias (CSF).
A citocina fator de célula-tronco éoriginada nas células estromais da medula óssea, com o alvo principal nas células-tronco pluripotentes estimulando a produção de todas as células. A interleucina-7 é produzida nas células do fibroblasto e nas células estromais da medula óssea e atuam como progenitores linfóides imaturos induzindo a formação de células B e T. Já a interleucina-3 possui como principal fonte as células T que atuam comoprogenitores imaturos da medula promovendo a expansão das células.
A citocina GM-CSF é gerada pelas células T ativadas, macrófagos, células endoteliais e estromais da medula óssea agindo como preogenitores para aumentar a produção de leucócitos, principalmente para repô-lo em processos infecciosos. A citocina M-CSF é produzida por macrófagos, células endoteliais, células da medula óssea efibroblastos atuando como progenitores comprometidos induzindo a formação de monócitos. Por fim, a citocina G-CSF possui como fontes celulares pricipais os macrófagos, fibroblastos e células endoteliais, atuando como progenitores comprometidos estimulando a produção de granulócitos.

2. Citocinas pró-inflamatórias.
(Danilo Gouveia A. Franco, Eduardo Ferreira Ribeiro e Giancarlos de Brito Lincio)Fator de necrose tumoral (TNF) - é mediador das respostas inflamatórias agudas a bactérias e outros micro-organismos infecciosos. O TNF-alfa é produzido por macrófagos estimulado por PAMP E DAMP e o TNF-beta é produzido por linfócitos. Age na ativação de células endoteliais na inflamação e coagulação; na ativação de neutrófilos; no hipotálamo produzindo febre; aumenta a síntese de proteínas nafase aguda no fígado; catabolismo nos músculos; e apoptose em muitos tipos celulares. Grandes quantidades desta citosina podem ser produzidas durante infecções por bactérias GRAM – e GRAM +. O choque séptico, uma doença letal provocada pela entrada de bactérias na corrente sanguínea, é mediada, em grande parte por TNF.
 Interleucina-1 (IL-1) – é também um mediador de respostas inflamatórias agudas edesempenha muitas ações similares ao TNF. É formada por fagócitos mononucleares ativados. Produzida por muitos tipos celulares como os macrófagos, neutrófilos, células epiteliais e células endoteliais. O TNF pode também estimular fagócitos e outros tipos celulares a produzirem IL-1. Esta Interleucina age na ativação de células endoteliais na inflamação e coagulação; no hipotálamo produzindo febree aumenta a síntese de proteínas na fase aguda no fígado. A maior diferença entre a IL-1 e o TNF é que a Interleucina1 não induz a apoptose.
   Interleucina-6 (IL-6) – é produzida por macrófagos, células endoteliais e linfócitos T. Ela é uma importante citocina para com as respostas inflamatórias agudas apresentando efeitos locais e sistêmicos, incluindo a indução da síntese hepática, aestimulação de produção de neutrófilos na medula óssea e a diferenciação de linfócitos T auxiliares produtores de Th17. Age também no aumento da síntese de proteínas na fase aguda no fígado e na proliferação de células produtoras de anticorpos (linfócito B).

3. Interleucina 2 (IL-2)
(José Henrique, Ana Kellen de Queiroz, Bruna Siqueira)
A IL-2 é produzida por células T, em especial células T CD4(auxiliares). Sua função é importante na regulação de respostas da célula T, mas também é um fator de crescimento, sobrevivência e diferenciação de células T. Existe dois passos para a ativação do receptor da IL-2. Primeiro passo: nas células T virgens existe uma cadeia β e γc que são comuns na célula e são receptores de baixa afinidade e serão posteriormente receptores da IL-2. O Segundo passo,...
tracking img