Imunidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
– Imunidade, Alergia e Grupos Sanguíneos

Imunidade e Alergia

O corpo humano tem a capacidade de resistir a quase todos os tipos de organismos ou toxinas que tendem a lesar os tecidos e órgãos. Essa capaci-dade é denominada imunidade. A imunidade adquirida desenvolve-se depois que o corpo é pela primeira vez agredido por um microorganismo ou por uma toxi-na bacteriana, com frequência levandosemanas ou meses para desenvolver-se. Outra parte da imunidade decorre de processos gerais e não de proces-sos dirigidos contra organismos patogênicos específicos. Essa é a chamada imunidade inata. A imunidade inata inclui a fagocitose, a destruição de mi-croorganismos pelas secreções ácidas do estômago e pelas enzimas digesti-vas, a resistência da pele à invasão por organismos e a presença decompos-tos químicos no sangue que se fixam a organismos estranhos ou toxinas des-truindo-os. A imunidade adquirida pode, muitas vezes, conferir grau extremo de proteção. Existem no organismo dois tipos básicos, porém estreitamente associados, de imunidade adquirida. Num deles, o corpo elabora anticorpos circulantes que são moléculas de globulina capazes de atacar o agente invasor. Esse tipo deimunidade é denominado imunidade humoral ou imunidade de células B, porque são os linfócitos B que produzem os anticorpos. O segundo tipo de imunidade adquirida é dado pela formação de grande número de linfó-citos ativados especificamente destinados a destruir o agente invasor. Esse tipo de imunidade é chamado de imunidade mediada por células ou imunidade das células T, porque os linfócitos ativadossão os linfócitos T.

Tanto os anticorpos como os linfócitos ativados são formados nos te-cidos linfóides do corpo. Ambos os tipos de imunidade adquirida são induzi-dos por antígenos. Em geral, os antígenos são proteínas ou grandes polissa-carídeos. O processo de antigenicidade depende de grupos moleculares deno-minados epítopos. A imunidade adquirida é produto do sistema linfocitário do corpo. Oslinfócitos se localizam predominantemente nos linfonodos, mas também estão presentes em tecidos linfóides especiais como o baço, áreas situadas na submucosa do tubo gastrintestinal e a medula óssea. O tecido linfóide do tubo gastrintestinal, por exemplo, é imediatamente exposto aos antígenos que penetram pelo tubo digestivo. O tecido linfóide do baço e da medula óssea desempenha o papelespe-cífico de interceptar os agentes antigênicos que conseguem chegar ao sangue circulante. Ambos os tipos de linfócitos originam-se no embrião a partir de células-tronco hematopoéticas pluripotenciais. Os linfócitos que são desti-nados à formação de linfócitos T migram inicialmente para o timo e são aí pré-processados. Os linfócitos B, destinados a formar anticorpos, são pré-processados no fígado, nosmeados da vida fetal, e na medula óssea, no fim da vida fetal e depois do nascimento.

Essa população de células foi originalmente descoberta em aves, nas quais o pré-processamento ocorre na bursa de Fabrícius, uma estrutura não encontrada em mamíferos. Depois de formados na medula óssea, os linfócitos T migram primeiramente para o timo. Nessa glândula eles se multiplicam com rapidez e reagem comdiferentes antígenos específicos. Esses diferentes tipos de linfócitos T processados deixam então o ti-mo e espalham-se por todo o corpo, alojando-se nos tecidos linfóides. O ti-mo também assegura que os linfócitos T que ele produz não reagirão contra proteínas ou outros antígenos presentes nos próprios tecidos do corpo. O timo seleciona quais os linfócitos T devem ser liberados, primeiromistu-rando-os com virtualmente todos os “auto-antígenos” específicos existentes nos próprios tecidos do corpo. Se um linfócito T reage, ele é destruído e fagocitado, que é o que acontece com até 90% das células.

Os linfócitos B diferem dos linfócitos T sob dois aspectos: em pri-meiro lugar, ao invés de a célula como um todo tornar-se reativa contra o antígeno, como ocorre com os linfócitos T, os...
tracking img