Impulso nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Impulso Nervoso

Espalhados pelo corpo existem uma grande quantidade de células que funcionam como sensores que são capazes de receber estímulos externos etransferi-los para locais específicos do sistema nervoso. Nesses locais, os estímulos recebidos são "compreendidos" e é gerada então uma resposta específica.Impulso nervoso é o nome dos sinais que os nervos transmitem ao encéfalo, o impulso nervoso percorre todo o neurônio, as membranas do neurônio possuemcargas elétricas negativa e é extremamente positiva.

Para o impulso passar de um órgão receptor para o encéfalo ou do encéfalo para outro órgão ele precisapercorrer por vários neurônios . Em um neurônio os estímulos se programam sempre no mesmo sentido sempre recebidos pelo dendritos, seguem pelo corpo celular,vão percorrendo o axônio e das suas extremidades passam para a célula seguinte (Dendrito-corpo celular-axônio).
Quando a membrana de um neurônio fica emrepouso ela fica com uma carga elétrica positiva do lado externo e negativa no lado interno, quando a membrana se encontra em tal situação recebe o nome depolarizada. A bomba de sódio e potássio e responsável por manter essas cargas elétricas.
Os nervos são conjuntos de fibras nervosas organizadas em feixes e unidaspor tecido conjuntivo denso. Uma agressão no mecanismo da bomba de Na+ /K+ pode ocorrer degeneração hidrópica e com essa agressão haverá retenção de Na+ nocitoplasma da célula e extrusão do K+.
Recebe o nome de repolarização o momento em que a célula esta voltando a sua polaridade normal (potencial de repouso).
tracking img