Impulsionar vendas em epocas ded crise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 84 (20809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Aveiro Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial 2009

Helena Cristina Ramos Cantante

Impulsionar as vendas em época de crise: Um estudo aplicado ao sector automóvel

Universidade de Aveiro Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial 2009

Helena Cristina Ramos Cantante

Impulsionar as vendas em época de crise: Um estudo aplicado ao sectorautomóvel

Relatório de estágio apresentado à Universidade de Aveiro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Economia, realizada sob a orientação científica do Doutor Joaquim da Costa Leite, Professor Associado com Agregação do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro

Aos meus pais, Helena e Antonino, pelaconfiança, interesse e apoio incondicional.

o júri
presidente Professor Doutor Joaquim Carlos da Costa Pinho
Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Aveiro

Professor Doutor Henrique Manuel Morais Diz
Professor Catedrático da Universidade de Aveiro (Arguente)

Professor Doutor Joaquim da Costa Leite
Professor Associado com Agregação da Universidade de Aveiro (Orientador) agradecimentos

A realização deste estudo apenas foi possível devido à colaboração de algumas pessoas, pelo acompanhamento mais directo e constante que me prestaram ao longo deste período de trabalho. A todos os meus colegas da Renault Trucks Espanha-Portugal gostaria de agradecer pela preocupação e disponibilidade com que colaboraram ao longo do estudo. Ao professor Doutor Joaquim da Costa Leite agradeço aorientação e o apoio dado a todos os níveis: teórico, prático, pela atenção dispensada e pelo encorajamento. Aos meus pais, os grandes incentivadores deste processo que partilharam as minhas preocupações e entusiasmos. Aqueles que tiveram a melhor palavra de encorajamento e apoio para seguir em frente e a nunca desistir. A todos os meus amigos pelo apoio que me deram.

palavras-chave

SectorAutomóvel, Peças Sobressalentes, Estratégias de Marketing Mix, Vantagem Competitiva.

resumo

A indústria automobilística pertence a um mercado cada vez mais competitivo. A competitividade exige que as empresas estejam em constantes reestruturações. A crise que se faz sentir actualmente no sector automóvel vem, por seu lado, aumentar a necessidade das empresas criarem estratégias paramelhorar a sua gestão e a sua competitividade. As estratégias adequadas e bem implementadas são uma forma da empresa se manter ou expandir-se no mercado, de modo a que obtenha vantagem competitiva e possa rivalizar com a concorrência. Este relatório expõe elementos teóricos sobre a crise no sector automóvel e a ligação entre estratégia e vantagem competitiva. O objectivo é estudar em que medida, em épocade crise, as estratégias na área de marketing incentivam o consumo de peças sobressalentes.

keywords

Automobile Sector, Spare Parts, Marketing Mix Strategies, Competitive Advantage.

abstract

The automobile industry market is becoming more and more competitive. Competitiveness demands that companies are constantly restructuring. Today’s crisis in the automobile sector, on the otherhand, is increasing the need for these companies to create new strategies to improve their management and their competitiveness. Appropriate and well implemented strategies are the key for a company to secure or even expand its market share, so that it can obtain competitive advantage against their rivals. This report explains the theoretical elements about the crisis in the automobile industry andthe connection between strategy and competitive advantage. The goal is to study how marketing strategies can influence the purchase of spare parts, in a time of crisis.

palabra clave

Sector Automovilístico, Piezas de Recambio, Estrategias de Marketing Mix, Ventaja Competitiva.

resumen

La industria del automóvil pertenece a un mercado que está resurgiendo más competitivo. La...
tracking img