Imptimam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia

Participação Popular e Protestos
Este trabalho foi realizado pelas alunas Marília Fernandes e Thaynara, que cursam o 2º ano do ensino médio.

Tema: Participação Popular eProtestos
Grupo: Marília, Luciana, Rosângela, Kess, Thaynara.

O protesto ou manifestação expressa uma reação solitária ou em grupo, de caráter público, contra ou a favor de determinado evento. Osmanifestantes organizam um protesto como uma maneira pública de que suas opiniões sejam ouvidas em uma tentativa de influenciar a opinião de outras pessoas ou a política do governo, ou podemempreender a ação direta tentando, elas mesmas, decretar diretamente as mudanças desejadas.



Neste trabalho falaremos sobre o impeachment, que foi um episódio tanto de protestos quanto departicipação popular.

O impeachment de Collor

Há 15 anos, ele deixou o poder
O Brasil passou por uma tremenda reviravolta na entrada da década de 90. Após quase três décadas, finalmente um presidente civilseria escolhido pelo povo. Mas, em apenas três anos, o que parecia inacreditável aconteceu: o país que se mobilizou pela eleição de um candidato retirou-o do comando, sem qualquer alteração nas regrasdo jogo democrático.

Acompanhem:

17/12/1989
A vitória
Candidato do Partido da Renovação Nacional (PRN), Fernando Collor de Mello é eleito no segundo turno. A campanha destacava a juventude do“caçador de marajás”.
15/3/1990

Mau começo
O presidente tinha como meta eliminar a inflação de 80% ao mês. Reduziu ministérios, demitiu servidores públicos e anunciou o Plano Collor: o bloqueio,por 18 meses, das contas correntes e poupanças que excedessem 50 mil cruzeiros (o equivalente a quase 7 mil reais).

1990
Em baixa
No início, o plano foi bem-sucedido. Em dezembro, a inflaçãoatingiu índice próximo dos 20%, mas a queda das vendas no comércio gerou desemprego. A aceitação do governo despencou 50% em relação à do período eleitoral. As medidas também não agradaram os...
tracking img