Impressora 3d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
www.olhardigital.com.br


Olhando assim, quem diria que essas peças saíram de uma impressora? Ricas em detalhes e cores, foram todas impressas - isso mesmo -, impressas em gesso. Esta impressora 3D acaba de chegar ao Brasil, mas há algum tempo é sucesso nos Estados Unidos e Europa. Ela não é a única opção no mercado, existem diversos modelos de impressoras em três dimensões. Aqui, odiferencial são as cores.
Funciona assim: um arquivo da imagem em 3D é transportado do computador para o software interno da impressora. Este programa é responsável por fatiar a imagem. A impressão é feita em camadas mais finas que um fio de cabelo. Essa espessura da impressão em gesso é a responsável pela quantidade de detalhes na peça final.
Alexandre Soares, gerente de novos negócios da Nova Silk dizque "ali, a peça recebe tanto a tinta quanto o pó, e também a cola para fazer a solidificação da peça".
Muita gente pode questionar a utilidade de uma impressora como esta, uma vez que hoje programas cada vez mais modernos oferecem visualizações em 3D. Mas o grande diferencial, além das cores, é a possibilidade de manusear a peça. Até nosso símbolo, do Olhar Digital, ganhou impressão em 3dimensões... Ficou bacana!

"O 3D, hoje, tem dois fatores muito importantes para o mercado: ele alia o baixo custo à produtividade, ou seja, tempo", explica Alexandre. Ele diz que dá para oferecer esse equipamento para diversos segmentos, como por exemplo o de maquetes ou protótipos de embalagens.

Na medicina, através de um exame de tomografia ou ressonância magnética, é possível criar uma imagem 3Dda parte do corpo examinada e imprimi-la para um melhor diagnóstico. Mundo afora, estudantes também vêm usando a impressora 3D.
Alexandre diz que, hoje, "existem faculdades que compram o equipamento para reprodução de ossos humanos, por exemplo". Hoje, é possível reproduzir fielmente esses materiais utilizando a tecnologia 3D, ele explica.
Apesar de recém-chegada, já existem pelo menos duasmáquinas como esta em funcionamento no Brasil.

Se você ainda duvida do poder dessas máquinas, acesse os links e conheça a empresa japonesa que utiliza uma impressora 3D para clonar rosto de pessoas. A técnica é tão avançada que permite a reprodução fiel até das veias da face. Veja também o scanner 3D, que chegou ao Brasil no final do ano passado. E, porque não... aproveite para passar vontade com aimpressora de chocolate. 


http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL32809-6174,00.html



Impressora 3D cria e dá forma a objetos

Equipamento pode criar brinquedos e outros objetos a partir de modelo. 
Tecnologia deve estar mais acessível a usuários domésticos em quatro anos.
Do New York Times
Tamanho da letra
• A-
• A+
[pic][pic]
Objetos feitos pela impressora têm grandevariedade de modelos. (Foto: New York Times)

saiba mais

• ‘Ergométrica’ infantil tem game integrado
• Matemático cria tecnologia do avião invisível
• Copiadora da esquina pode roubar seu RG
No futuro, um pedaço de plástico poderá de forma prática e rápida dar origem a um objeto desejado. Perdeu a tampa da bateria do celular, ou a filha quer a coroa de princesa que viu na TV? Emalguns anos, esses itens poderão ser criados em casa, com impressoras tridimensionais. Bastará fazer o download do modelo do objeto, ter a matéria-prima, e mandar imprimir. 

Parece ficção científica, mas essas impressoras já são utilizadas na indústria há uma década, para testar peças de carros, aviões e outros produtos antes de serem enviados para fabricação. Com a queda já ocorrida no preço ea expectativa de maiores diminuições em dois anos, espera-se que em breve essas impressoras possam estar nos escritórios e papelarias. 

A próxima fronteira seriam as casas –- com a diminuição do preço, popularização do acesso e transição de tecnologias. A companhia Desktop Factory, da IdeaLab, quer ser a primeira a dar acesso a impressoras 3D aos consumidores. Seu primeiro modelo chegou ao...
tracking img