Impressionismp

2121 palavras 9 páginas
Impressionismo : O impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início ás grande tendências da arte do século XX. Investido de um realismo mais objetivo, foi uma reação ao romantismo da época. Pode se dizer que este movimento preparou o caminho para futuras manifestações artísticas. Revelou nomes importantes como Manet, Monet, Renoir, Pissarro, Sisley, Van Gogh e outros, na área da pintura. Édouard Manet não se considerava um impressionista, mas foi em torno dele que se reuniram grande parte dos artistas. Teve início durante a chamada Belle époque, que consiste num período de pouco mais de trinta anos e que designa um clima intelectuar e artístico característica deste período. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano. No Brasil, este período tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, quando inicia o Movimento Modernista, com a realização da Semana da Arte Monderna em São Paulo. No entanto, a Belle Époque brasileira é instaurada lentamente no país, por meio de uma breve introdução que começa em meados de 1880, e depois ainda sobrevive até 1925, sendo aos poucos minada por novos movimentos culturais.

Principais características da pintura impressionista:
• As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura das tintas na paleta do pintor. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se óptica.

• O registro as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz solar num determinado momento, pois as cores da natureza modificam-se constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

• As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam, e não escuras ou pretas, como os

Relacionados