Impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Não garanto que está 100% diferente da “net”.
O IMPRESSIONISMO:
O Impressionismo(impressionismo = nascer do sol) apareceu entre 1860-70, no seio de um grupo de jovens artistas que discutiam as suasincertezas e atitudes perante a pintura no decorrente período.
Era uma altura de grande desenvolvimento de capitais, de progressos técnicos e científicos e o clima político de socialestava em alta. Mas por outro lado, no meio artístico, havia a necessidade de ruptura às oposições que se faziam sentir.
Este grupo de autores e amigos constituído por Camille Pissarro, Paul Cézanne,Armand Guillaumin, Claude Monet, Auguste Renoir, Frédéric Bazille, Alfred Sisley, Berthe Morisot, Mary Cassat e Edgar Degas, entre outros, tinham em comum nas suas pinturas embora Claude Monet, Pierre,Degas e Eduard Manet tenham tido mais destaque em termo de obras, paisagens por vezes citadinas e transmitindo o seu lazer, a figura humana e objectos. Realidades captadas parcialmente acompanhadas desensações e impressões do momento culminadas pela luz e seus efeitos sobre os ditos temas. O impressionismo era, de facto, uma corrente artística que se demarcava de todos os classicismos e rigidezacadémica, era movido pela sensação do momento vivido e visto.
Houveram, para a sua evolução, grandes contributos, nomeadamente as descobertas da Fotografia onde possibilitaram novosenquadramentos e perspectivas, por vezes aéreo; as estampas japonesas que pela sua planificação, sem claro-escuro e sem volumetria trouxeram aos pintores uma execução menos precisa e detalhada; asinovações científicas sobre a cor e a percepção que ajudou na evolução desta corrente artística e também as descobertas técnicas, nomeadamente a da tinta em tubo, que permitiram novas aplicações directas natela.
Esta corrente artística primava pela captação do constante, do fugido, sempre de acordo com as estações do ano, hora do dia ou as condições atmosféricas, executado de forma...
tracking img