impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu no século XIX, na França. Considerado o marco inicial da Arte Moderna. Começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras dapintura vigentes, criando assim uma nova visão da natureza, demonstrando a sensibilidade do artista e a intensidade das cores, utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento, por isso,quase sempre pintadas ao ar livre.
Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol. No documentário “Os Impressionistas” isso é facilmentenotável. Mostrando a vida e obra desses artistas que revolucionaram a arte de pintar.
Pintores impressionistas mais ilustres mostrados são Monet, Manet, Degas, Bazille, Renoir, incluindo Cézanne.Grandes figuras dessa corrente artística que, apesar de combatida pela crítica e pelo público da época, que os considerava falsos artistas, ignorantes das regras tradicionais da pintura e dos princípiosda verdadeira beleza e, hoje, é reconhecida como a mais rica, a mais bela, a mais completa, a mais inovadora e extraordinária experiência da arte figurativa do século XIX.
O impressionismo mostrouaos artistas um novo jeito de pintar, saindo de seus estudios para pintar ao ar livre. Procuravam fazer uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas, sempre resaltando a luz natural e extremavalorização na decomposição das cores. Dando sempre a impressão de captar a luz refletida em superfícies naturais.




Obra de Claude Monet, ano 1873, sua técnica para pintura foi oleo sobre tela. Ébem evidente o destaque da luz como caracterista principal, todos os objetos na imagem criam seu próprio contorno, sendo assim, não possuindo traçados marcados. O pintor adquire a pinceladas maissuaves, passando a impressão de movimento na pintura. Uma imagem belíssima.










UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA



Curso de Arquitetura e Urbanismo





RESENHA SOBRE O...
tracking img