Impressionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Não há como falar do impressionismo sem citar Edouard Manet por ser precursor do impressionismo. Com seu jeito controvertido e contestador, passou a utilizar cores puras,brilhantes e não se ateve ao costume da época em retratar temas históricos. Podemos observar estas características em seu quadro “Almoço sobre a relva”, onde observamos um fortecontraste entre o branco da mulher nua e as cores escuras dos outros personagens centrais.

Reafirmando que artisticamente não podemos dissociar a arte do contexto histórico,vale lembrar que foi um período de profundas mudanças históricas com o advento da industrialização, mecanização e urbanização, que levou a sociedade ao conhecimento do marketing,apropriação do consumismo e acesso a meios de transporte e comunicação que facilitaram, inclusive no âmbito artístico, ao encontro de novas paragens a serem representadas.A tela “Nascer do Sol” de Monet é tida como primeira obra genuinamente impressionista. As formas não são nitidamente percebidas, pois estão sob a ótica das brumas da alvoradaque retrata bucolicamente uma paisagem sem pretensão histórica ou social.

O impressionismo se baseia no fato de que o olhar humano necessita apenas de uma sugestão paraorganizar a imagem, portanto mesmo que ela possa parecer turva sua beleza reside no fato da observação do conjunto, a certa distância, pois a aproximação gera um aparente caos depinceladas, como observamos na obra “A estação de Saint Lazare” de Monet colocada em foco total e parcial.

Outra característica impressionista e a retratação de umamesma cena diversas vezes, observada sob variantes causadas pelas mudanças atmosféricas, como observamos nas obras de Monet “Montes de feno” e também na “Catedral de Rouen”....
tracking img