Impressões sobre a exposição " nova arte nova"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense
História das Formas e Expressão
Prof. Hélio Carvalho
Aluna Stéphanie Motta

Nova Arte Nova

Ao visitar a exposição “Nova Arte Nova ” no Centro CulturalBanco do Brasil levei comigo a vontade de conhecer mais a fundo a nova geração de artistas plásticos brasileiros. Após algum tempo de profunda admiração ao observar as obras e ao ser incubida deproduzir um texto sobre algo que me saltasse ao olhos neste exposição, decidi não comentar sobre a exposição como um todo mas sim destacar algumas das obras que além de obviamente prenderem a minhaatenção, de alguma forma mudaram meu ponto de vista ou me instigaram sobre seu significado.
Dentre tantas obras, nas quais poderia produzir um texto ainda maior e mais detalhado preferi destacaralgumas como amostra desta grande iniciativa. A vídeo-performance de Romano, intitulada “Falante” onde o artista munido de um caixa de som acoplada como uma mochila passeio por São Paulo, chamou minhaatenção de imediato. Confesso ser especialmente interessada em performances por sua essência contestadora e ativa em relação à participação do público. Com essa não seria diferente, Romano saí às ruas comsua “mochila de som”onde se houve em alto e bom som uma voz grossa à dizer “não preste atenção” repetidas vezes nas mais diversas maneiras.
Obviamente, a primeira reação ao público justamentevoltar sua atenção para o que está acontecendo. E o mais interessante desta performance é justamente a “não participação” deste público. O que nos remete que de qualquer forma, há de fato umaparticipação ao de fato “obedecer”as instruções da voz. De fato, um questionamento interessante sobre o que seria o envolvimento do público frente à uma manifestação artística. O que será que se passou na mentedaquelas pessoas naquele momento? Seria um maluco querendo chamar a atenção por nada ou uma obra de arte?
Outra obra na qual mergulhei em sua significância, foi a seqüência de...
tracking img