Impresionismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (293 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A exposição tem como núcleo a cidade que, por excelência, foi associada ao conceito de modernidade. Conhecida como a “cidade da luz”. Paris teve um lugar central no desenvolvimento daarte impressionista, em que a luz e o movimento foram escolhidos como elementos centrais e a representação realista foi deixada de lado. A cidade, que reuniu os maiores pintores do séculoXIX, norteia a organização desta exposição.

Impressionismo: Paris e a modernidade oferece o contato como um conjunto de obras de mestre como Vincent Van Gogh, Paul Cézanne, ClaudeMonet, Augusto Renoir, Edouard Manet, Paul Gauguin, Camille Pissaro, Edgard Degas, Henri de Toulouse- Lautrec, entre outros. Oferece também uma oportunidade para pensar sobre um momentoimportante na formação da sensibilidade moderna e para compreendê-la melhor.

O que foi o impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do séculoXIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes atéentão.

Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou daacademia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintoresimpressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizandopinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores danatureza.

A emergente arte visual do impressionismo foi logo seguida por movimentos análogos em outrosmeios quais ficaram conhecidos como, música impressionista e literatura impressionista.
tracking img