Imposto produtos industrializados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS - IPI
Trata-se de um imposto de competência do Governo Federal que incide sobre a industrialização de produtos manufaturados nacionais e estrangeiros.
Aalíquota varia conforme o produto e normalmente possui tarifas mais altas sobre produtos considerados supérfluos (bebidas, cigarro, perfumes, automóveis) e alíquotas mais baixas para produtos de primeiranecessidade (alimentícios, vestuário, calçados).

PRODUTO INDUSTRIALIZADO – CONCEITO
Produto industrializado é o resultado de um processo de industrialização, mesmo incompleto, parcial ouintermediário.
PERÍODO DE APURAÇÃO
O período de apuração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), incidente nas saídas de produtos do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial, que eraquinzenal, passa a ser mensal a partir de 1º de outubro de 2004, exceto:
a) aos produtos como: bebidas, líquidos alcoólicos , cigarros, máquinas, tratores, veículos, motocicletas, entre outros.b) ao IPI incidente sobre produtos de procedência estrangeira, na importação.

PRAZOS DE RECOLHIMENTO
Os prazos de recolhimento do IPI, a partir de 01.05.2009, são:
- até o 25º (vigésimo quinto)dia do mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores, para os produtos em geral;
- para os produtos classificados no código 2402.20.00, da Nomenclatura Comum do Mercosul -NCM, até o 10º(décimo) dia do mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores.
Se o dia do vencimento não for dia útil, considerar-se-á antecipado o prazo para o primeiro dia útil que o anteceder.
DEMAISPRAZOS DE RECOLHIMENTO:
Para as seguintes operações, o prazo de recolhimento do IPI será:
– no ato do pedido de autorização da venda de produtos trazidos do exterior a título de bagagem, despachadoscom isenção do imposto ou com pagamento de tributos nas condições previstas na legislação aduaneira;
– antes da saída do produto da repartição que processar o despacho, nos casos de importação;...
tracking img