IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS FEDERAIS QUE AUXILIAM NA ALIMENTAÇÃO

1421 palavras 6 páginas
IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS FEDERAIS QUE AUXILIAM NA ALIMENTAÇÃO

NO BRASIL, a subnutrição começou a ser identificada como problema social e de saúde pública durante o governo Vargas, a partir da segunda metade da década de 30. Reconheceu-se a associação com pobreza extrema e com práticas alimentares e serviços de saúde inadequados e que somente a correção destes determinantes poderia levar a uma solução definitiva. Mas não escapou a Vargas e a seus sucessores que esta correção era um processo de longo prazo e que, durante este, seriam necessárias medidas compensatorias dirigidas aos grupos de maior risco.
Durante os anos que se seguiram esta situação pouco se modificou apesar do considerável crescimento da economia e das medidas compensatórias adotadas, sempre conduzidas com irregularidade e ineficiência, e que podem ser agrupadas em três fases: primeiras iniciativas (a partir de 1940); período do Pronan (1972 a 1989) e período atual (a partir de 1990).

Pronan e Inan (1972-1989)
O Pronan definiu como alvo as gestantes, nutrizes e crianças até sete anos na população de baixa renda e os escolares de sete a 14 anos.
Além da merenda, que passou a denominar-se Programa Nacional de Alimentação Escolar, nos anos seguintes foram implantados, sob a égide do Pronan, 10 programas e ações de alimentação e nutrição e, em 1975, foi assinado um convênio Inan-Banco Mundial em apoio ao Programa de Nutrição Brasil, que se destinava a testar formas e canais de intervenção, desenvolver capacidades técnica e gerencial e promover pesquisa e treinamento.
Os componentes do Pronan: programas sob o comando do Inan - Ministério da Saúde e Programa de Nutrição em Saúde (PNS)
O Programa de Nutrição em Saúde, iniciado em 1975, propunha-se a distribuir alimentos básicos - arroz, açúcar, feijão fubá, farinha de mandioca e leite em pó - a gestantes, nutrizes e crianças de seis meses a sete anos, em famílias de baixa renda, com prioridade para as regiões mais pobres e suprindo 45% das

Relacionados