IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO

1029 palavras 5 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A importância da Pedagogia como conhecimento responsável pela preparação de um profissional para lidar com seres humanos, desenvolver uma melhoria da qualidade de ensino, não apenas nos espaços escolares como também em todos os lugares da sociedade. O Pedagogo tem a principal finalidade de transmitir o conhecimento de forma participativa fazendo um grande diferencial com práticas de humanização na busca por qualidade de ensino e da vida as pessoas.

2 DESENVOLVIMENTO
A Pedagogia é uma disciplina de ensino que começou a se desenvolver no século XIX quando começou a sofrer uma série de mudanças sobre sua real importância e hoje faz parte da sociedade como um todo, pois é extremamente essencial na vida de cada um de nós. O Pedagogo é aquele que ensina. Para formar um pedagogo, é preciso ser capaz de atuar em diversas áreas educativas e compreender a educação como um fenômeno cultural e social, alguém capaz de efetivar o trabalho coletivo. O pedagogo atua em diversas áreas como recursos humanos, coordenador pedagógico, pedagogia hospitalar entre outras.
Conforme pesquisas realizadas nos últimos anos, a profissionalização docente não se pode confinar a uma “pedagogia do dom natural”, mas exige formação profissional (FREIRE, 2000, p. 28).

O tema abordado pela Pedagogia tem como foco principal a educação, que é o ponto mais importante, todos aqueles que atuam no processo educativo devem conhecer os princípios básicos da pedagogia para que haja um melhor entendimento do outro lado. O pedagogo favorece, fortalece e melhora de maneira significativa o respeito e a boa convivência.
Outra exigência, segundo Freire (2000) é que “ensinar exige reflexão crítica sobre a prática”, ou seja, o professor deve ficar atento ao trabalho

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas