IMPORTÂNCIA DO FACTORING PARA O MERCADO ATUAL

6286 palavras 26 páginas
1 INTRODUÇÃO

O factoring ou fomento comercial como é conhecido no Brasil, caracteriza-se pela venda de direito de créditos mediante um deságio sobre o valor do título de crédito em questão. Esta venda é feita paralelamente com a prestação de serviços comerciais visando, como o próprio nome diz, fomentar os negócios de um cliente (empresa). Este setor é diretamente responsável pelo crescimento e desenvolvimento de micros, pequenas e médias empresas que apresentam dificuldades na captação de recursos junto à instituição financeira – banco – que acabam restringindo o crédito e burocratizando o processo. O objetivo deste estudo é apresentar, de forma simplificada e de fácil compreensão as particularidades, objetivos, histórico, evolução, característica, regimes etc. desta prática que apesar de nova, vem crescendo e se tornando de extrema importância para o desenvolvimento da economia mundial. Tem por objetivo também dar uma visão real e generalizada desta atividade pouco conhecida que é o factoring, acabando com preconceitos e discriminações que sofre por parte do empresariado, devido à falta de informação.

2 ORIGEM HISTÓRICA DO FACTORING

2.1 Evolução do Comércio

Há dois mil anos antes da nossa época, começaram a ser criados métodos e normas de Gestão do Comércio. Segundo Leite (2001, p.27), “A figura do agente mercantil nasceu com a civilização para facilitar e incrementar o comércio, que era, naqueles longínquos tempos, baseado nas trocas de mercadorias – o escambo – pois não existia moeda. Tal troca é tão antiga quanto o comércio iniciado pelos comerciantes da Babilônia”.
Sendo assim, conclui-se que o ato de compra de créditos comerciais visando levantamento de recursos fazia parte das mais remotas épocas da civilização humana. (LEITE, 2001).
Tem-se por registros históricos que o comércio em si surgiu no Mediterrâneo onde foi criada uma factoria – um centro comercial. Assim, surgia o papel de um importante agente – factor – que

Relacionados