IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE ÚLCERA POR PRESSÃO

11845 palavras 48 páginas
. INTRODUÇÃO
Ribeiro et al., apud Remonatto (2006), relata que a ulcera por pressão (UPP) consiste em uma lesão de pele, decorrente da interrupção sanguínea em uma determinada área, seu desenvolvimento é decorrente de uma pressão aumentada por um período prolongado. Portanto, este paciente que tem dificuldade de se movimentar no leito necessita uma assistência de enfermagem com direcionamento e qualificação, devendo-se adotar medidas preventivas e consequentemente ajudar positivamente no processo do cuidado prestado a esse paciente.
Na Europa devido a escassez de registros referentes às alterações da integridade cutâneo não existem índices para colaborar com este problema de saúde, considerado grave devido ao aparecimento de feridas que prejudica a qualidade de vida das populações e aumenta de forma significativa os gastos públicos. Porém no Brasil há uma grande quantidade de pessoas que sofre com essas alterações. (BRASIL, 2008).
De acordo com (RUSSO e ELIXHAUSER, 2006; apud CASTRO, 2011) mesmo com todo desenvolvimento da medicina moderna, ainda é um dos principais problemas de saúde no mundo todo, o desenvolvimento das UPP. Essas lesões foram notificadas nos estabelecimentos hospitalares no ano de 1993 em 280.000 em 2004, após onze anos este número aumenta para 455.000.
Para os profissionais de saúde há um grande desafio no que se refere ao desenvolvimento de úlceras por pressão (UPP) onde muito se discute acerca da causa fisiopatologia e estratégias sobre tratamento e prevenção aos portadores de doenças crônicas e idosos que são populações de maior risco.(DONINI et al., 2005; apud CASTRO,2011).
Segundo Cooney, (1997); Lindgren et al.,(2004); apud Moro et al., (2007), existem dois grupos de fatores que predispõem o desenvolvimento das UPP que são os intrínseco que se refere a apresentação clínica do paciente como idade, perfusão tecidual, estado nutricional, doenças associadas; e fatores extrínsecos que é devido a exposição física do paciente e

Relacionados