IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

445 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR, SEGUNDO A L.D.B., D.C.N., etc.
Publicado em fevereiro 12, 2011 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96), em conformidade com a Declaração Mundial de Educação para Todos –criada na reunião realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1993, pela UNESCO-, reforça esta perspectiva ao enfatizar, para a educação infantil as dimensões de cuidar e educar, tendo o brincar como um dos processos de suporte.

Embora os profissionais que atuam com crianças nessas áreas possam relacionar-se de uma maneira lúdica, a desvalorização, a falta de conhecimento e compreensão do significado do brincar comprometem a qualidade de suas ações. Desta forma, o brincar pode se submeter como instrumento para a reprodução da violência simbólica, isto é, a corroboração de valores e significados que são as raízes dos grandes problemas sociais (Bourdieu & Passeron, 1977).

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil define princípios norteadores que permitam o processo de formação ética, política e estética da criança, em que a ludicidade é prescrita como um dos fatores para a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos/lingüísticos e sociais desta. As instituições de educação infantil deverão regular suas Propostas Pedagógicas, práticas de educação e cuidados, tendo em vista as disposições deste documento.

Surge, portanto, o reconhecimento da necessidade de avaliar a congruência entre estes elementos teóricos e as respectivas rotinas, dado que sua complexidade abrange não só o âmbito da educação formal, planejada e controlada em sala de aula, como também a educação não-formal e informal onde o brincar e a formação ética, política e estética da criança ocorre de forma mais espontânea (Libâneo, 2000).

CONCLUSÕES E SUGESTÕES

Com o resultado obtido no estudo comparativo do desenvolvimento infantil, tendo em conta suas diferenças, observadas nos indicadores das variáveis idade e sexo,

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas