IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA A HUMANIDADE

437 palavras 2 páginas
IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA A HUMANIDADE

As bactérias são seres que não apresentam núcleo, sendo, portanto procariontes, fazem parte do Reino Monera. Podem ser encontradas no ambiente como decompositores, algumas são patogênicas, outras são utilizadas na industria, existem bactérias que vivem associadas com outros seres vivos.
Apresentam importância na medicina, na ecologia, na industria, para os animais, para as plantas.

Importância médica

Existem bactérias que causam problemas para os seres vivos. Algumas bactérias podem causar no homem tuberculose, pneumonia, cólera, coqueluche, entre outras.
As bactérias patogênicas podem ser transmitidas por gotículas de saliva, água, objetos contaminados.

Importância ecológica

São de fundamental importância para a manutenção da vida, são as bactérias decompositoras ou saprófitas, atuando na decomposição da matéria orgânica morta transformando-a em matéria inorgânica simples, sendo reaproveitada por outros seres.
As bactérias dominaram os ecossistemas e modificaram a biosfera, possibilitando a existência de vida mais complexa.
As bactérias fotossintetizadoras produziram oxigênio como subproduto da assimilação de dióxido de carbono no ecossistema primordial, permitindo a evolução de formas complexas com alta demanda metabólica.
As bactérias são especialistas bioquímicas, capazes de executar transformações tais como assimilação biológica de nitrogênio e o uso de sulfeto de hidrogênio como uma fonte de energia, ambos componentes essenciais para o ecossistema.

Importância para as plantas

Algumas bactérias vivem associadas às raízes de leguminosas, local de onde a bactéria (Rhizobium) fixa o nitrogênio atmosférico transformando em sais nitrogenados, podendo assim ser usado pela planta.
Bactérias patogênicas para plantas causam manchas de varias formas nos caules, folhas, flores frutos.
Queimas- rápido desenvolvimento de necrose.
Podridão mole – ocorre nos órgãos de reserva

Importância na

Relacionados

  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas