IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

6770 palavras 28 páginas
Série de Artigos

INSTITUTO BRASILEIRO DE PROFISSIONAIS DE SUPPLY CHAIN

Artigo (301) – Fevereiro/2011

IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA PRODUÇÃO E GERENCIAMENTO DE
CUSTOS EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

JANICE DE AVILA VILANOVA (FISMA) janicevilanova@hotmail.com

CLAUDETE FOGLIATO RIBEIRO (FISMA) claufr@terra.com.br

Artigo nº. 301

1 INTRODUÇÃO
As empresas estão inseridas em um cenário contemporâneo globalizado e altamente dinâmico, onde apresentam um aumento significativo da competitividade e de consumidores mais exigentes. A obtenção de flexibilidade na produção, sem perdas de eficiência e produtividade aliado a uma gestão de custos altamente eficaz, são uns dos maiores desafios para a gestão empresarial, apresentando-se como um aspecto de extrema importância para o segmento industrial. Isto implica no conhecimento profundo do seu negócio, tendo uma visão integral dos diferentes aspectos que envolvem a mesma. Pois os fatores relacionados à sobrevivência das empresas em mercados altamente competitivos estão ligados à forma como as organizações planejam e controlam seus negócios.
Tratando-se de gestão da produção, cuja função consiste em definir um conjunto de políticas que dê sustento à dinamicidade da posição competitiva para empresa, baseando-se em aspetos como desempenho e a programação para as diferentes áreas de decisões da produção.
Dado um sistema de produção, em que insumos são combinados para fornecer uma saída, a produtividade refere-se ao maior ou menor aproveitamento dos recursos nesse processo de produção. Nesse sentido, um crescimento da produtividade implica um melhor aproveitamento de funcionários, máquinas, da energia e dos combustíveis consumidos, da matéria-prima, e assim por diante (RITZMAN e KRAJESWSKI 2004).
No que tange ao controle de custos, sua mais importante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e outras formas de previsão. Num estágio seguinte, serve para acompanhar os

Relacionados